www.jornalocal.com.br / Campinas / Campinas+ 21 divulga programação de fórum sobre políticas sustentáveis

Campinas+ 21 divulga programação de fórum sobre políticas sustentáveis

Com intuito de criar um espaço permanente para a discussão do futuro de 22 cidades do interior paulista, Campinas recebe nos dias 26 e 27 de março, o 1º Fórum Campinas+21, no The Royal Palm Plaza. O evento tem como convidados especiais o vice-presidente, Michel Temer, a Ministra- Chefe da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Autoridades de todas as cidades da região, acadêmicos e membros da sociedade civil também participarão do evento.

O tema central desta primeira edição será a sustentabilidade política, que é a política feita para o bem comum. “O grande problema da política é a falta de moral, de ética, então vamos montar um grupo para falar desse ponto da nossa sociedade”, conta Luiz Fernando Faria, presidente do Instituto Sustentar, um dos idealizadores do evento, que deve ter a segunda edição no próximo mês com discussões sobre Turismo. Todos os seminários são abertos ao público. As inscrições podem ser feitas na hora.

Programação

A abertura do Fórum Campinas+21 acontecerá no dia 26 de março, às 9h, com o seminário “Encontro de Líderes Tecendo o Amanhã”. Nessa primeira fase será discutida a importância de um espaço que permitirá a discussão sobre o futuro na região, a exemplo do que ocorre em grandes cidades do mundo. Líderes dos mais diversos setores: indústria, comércio, sindicatos, associações de classe, universidades, lideranças políticas e religiosas, segurança pública, imprensa, saúde, educação e líderes comunitários estão convidados para participar de debates com foco na ética e na moralização.

Na segunda parte do dia 26, às 14h, o tema será Mobilidade Social e Educação em Direitos Humanos. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), as classes C e D podem representar 50% do crescimento do comércio até 2020. “Vamos discutir quais são as políticas necessárias para o crescimento sustentável dessas classes”, aponta Luiz Fernando Faria, presidente do Instituto Sustentar.

Já, no segundo e último dia (27/03), a estrutura das cidades passa a ser o foco das discussões, no seminário “Cidades Sustentáveis”, às 9h. Segundo indicadores de 2010, divulgados pela Agemcamp, o grau de urbanização da RMC é de 97,43%. O público será convidado a discutir temas como educação, meio ambiente, segurança, lazer e cultura, trabalho, transporte, moradia, saúde e serviços. “Uma das propostas, é construir sistemas avançados de informação e indicadores, para que governos e cidadãos possam decidir sobre a forma como serão geridos os recursos locais”, afirma Faria.

Serviço

Evento: Fórum Campinas+21

Local: Salão Imperial do Hotel Royal Palm Plaza

Endereço: Av. Royal Palm Plaza, nº 277 – Jd Nova Califórnia – Campinas/SP

Datas e Horários:

26/03 – 8h30 Abertura Solene

9h Seminário Encontro de Líderes Tecendo o Amanhã – Convidados:

Vice-Presidente da República Michel Temer; Ministro da Educação Aloizio Mercadante; Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; Presidente da OAB Campinas, Sergio Carvalho de Aguiar Vallim Filho; Presidente da Região Metropolitana de Campinas e Prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes; Deputados Federais, Aline Corrêa, Paulo Pereira da Silva e Newton Lima; Deputado Estadual Baleia Rossi; Prefeito de Campinas, Pedro Serafim; Diretor da Associação das Nações Unidas do Brasil – ANUBRA, Fernando Garnero; Presidente do Conselho de Administração da Anhanguera Educacional, Antonio Carbonari Netto; Presidente do Instituto Sustentar, Luiz Fernando Faria e Presidente do Grupo RAC, Sylvino Godoy Neto.

12h30 Segundo Almoço Anual RMC

14h Seminário Mobilidade Social e Educação em Direitos Humanos – Convidados:

Ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; Deputado Federal Gabriel Chalita; Presidente OAB Brasil São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso; Presidente do Conselho de Administração da Anhanguera Educacional, Antonio Carbonari Netto; Reitor da Unicamp, Fernando Costa; Presidente IPEA, Marcio Pochmann e Secretário Municipal de Educação, Eduardo Coelho.

 27/03 – 9h Seminário Cidades Sustentáveis – Convidados:

Ministro das Cidades,Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro; Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi Pereira; Deputada Federal Aline Corrêa; Diretora Executiva da Agemcamp, Cristina C. Breda Carrera; Secretário das Cidades de Goiás, Igor Montenegro e Presidente do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro, Ladislau Dowbor.

 Sobre o Fórum Campinas +21

 O Instituto Sustentar, o Fórum das Américas e a Anhanguera Educacional apresenta o Fórum Campinas + 21, o primeiro encontro de líderes da macrorregião de Campinas que tem como objetivo construir ideias e planos para um futuro sustentável, e consolidar o local como região do conhecimento. O movimento cultural, acadêmico e social pretende apontar soluções inovadoras e criativas que colaborem para um desenvolvimento sustentável. O nome, Campinas + 21, foi escolhido por três motivos. Em primeiro lugar, por ser tratar de uma discussão contemporânea, deste século. Segundo, por ser um resgate à agenda 21 e, por fim, por se tratar de uma discussão que abrangerá as 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), mais as cidades de Amparo, Limeira e Piracicaba, totalizando 22 cidades  nas pautas. O Fórum Campinas + 21 acontece em parceria com o Fórum das Américas, Anhaguera Educacional, UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), OAB-Campinas (Ordem dos Advogados do Brasil),  Brasil Invest, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a ANUBRA (Núcleo de Sustentablidade da Associação das Nações Unidas-Brasil).

Sobre Jornal Local

Veja também

Volta a chover em Campinas após 117 dias de seca

Após 117 dias de estiagem voltou a chover em Campinas na tarde desta segunda-feira (30). A cidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *