www.jornalocal.com.br / Campinas / Conhecer a si mesmo e empreender O que isso tem a ver?

Conhecer a si mesmo e empreender O que isso tem a ver?

Leila Santos é  certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching
Leila Santos é certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching

É muito comum que as pessoas que querem empreender tomem suas decisões de abrir um negócio, com base em tendências de mercado,ou naquilo  que está dando dinheiro hoje ,ou ainda porque gostam de algum aspecto de um dado negócio.

“Acho que abrir  uma loja de “tal coisa” aqui  vai bem !” ou ainda “Nesta região não há ninguém fazendo isso, vou tentar um negócio aqui !“ … são frases que já motivaram e ainda motivam centenas de empreendedores a começarem um negócio.

Vamos tentar entender o que empreender realmente significa? Vejam o que diz o dicionário:

Empreender (verbo transitivo direto) : Conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); tentar: empreender um trabalho excessivamente perigoso. Colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar: empreender tarefas; 

Pela própria definição,  entendemos que empreender não é tarefa fácil e requer uma boa dose de planejamento, investimento e capacidade de realização.

Capacidade de realização tem a ver com autoeficácia, que envolve a crença de que, com empenho podemos administrar acontecimentos gerando o resultado esperado.

A autoeficácia requer não apenas habilidades, mas também força de vontade em acreditar na nossa capacidade de exercer uma determinada atividade, o que é um importante elo entre o saber e o fazer. Não se trata de possuir certas capacidades, mas sim de acreditar que as tem, ou que pode adquiri-las por meio de esforço pessoal.

Se você já tem um negócio , ou está pensando em abrir um  , inclua o autoconhecimento e desenvolvimento de autoeficácia como itens obrigatórios no seu planejamento .  Este é um passo tão crucial  quanto o planejamento financeiro . Conhecer seus valores, suas forças internas, potencialidades e corelacionar isso com o seu modelo de negócio pode ser fundamental na decisão de empreender ou ainda de manter o seu negócio aberto.

Antes de pensar em desenhar o modelo do seu negócio, aprenda sobre si mesmo. Não ignore o que tem dentro de você e principalmente não faça da sua jornada de empreendedor, uma jornada solitária , pois ninguém chega lá sozinho .

Meu programa para mulheres empreendedoras, MULHERES QUE FAZEM ACONTECER, busca oferecer exatamente isso:

  • Autoconhecimento (QUEM É VOCÊ?)
  • Autodesenvolvimento (QUEM VOCÊ QUER SER?)
  • Autoeficácia ( COMO QUER FAZER ? )
  • Modelagem do seu Negócio com o CANVAS ( O QUE QUER FAZER ?)
  • Parceria na jornada (COM QUEM EU VOU?)

Para receber mais dicas sobre ferramentas de autoconhecimento para mulheres empreendedoras  e acompanhar o  calendário de eventos do programa Mulheres que Fazem Acontecer  , acesse o site www.mulheresquefazemacontecer.com.br

Leila Santos é Executive Coach , certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching

leilasantos@consultorials.com  / (19)99114-1355 / Facebook : Leila Santos / Coaching

Sobre Jornal Local

Veja também

Não seja vítima de fakes news, confira 7 dúvidas sobre a vacina contra Covid-19

Em seis meses, o Brasil imunizou pouco mais de 46% dos brasileiros com ao menos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *