www.jornalocal.com.br / Destaques / Dilma tem 14% de vantagem sobre Serra, segundo Ibope

Dilma tem 14% de vantagem sobre Serra, segundo Ibope

Na quinta-feira, dia 28, o Ibope divulgou mais uma pesquisa para a presidência da república. Os números são similares com os do Vox Populi e do Datafolha. Segundo o instituto, Dilma Roussef aparece com 52%, um a mais do que o levantamento feito entre os dias 17 e 20, e José Serra aparece com 39%, um a menos do que na pesquisa anterior. A porcentagem de indecisos e de eleitores que pretendem anular ou votar em branco se manteve, 4% e 5% respectivamente. O Ibope mostrou também que 82% dos pesquisados não pretendem mudar o voto, enquanto 13% podem mudar. O instituto entrevistou 3010 pessoas entre os dias 26 e 28 em 202 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Outros três institutos de pesquisa divulgaram seus índices esta semana. Vox Populi e Datafolha voltaram a apresentar números quase idênticos, o curioso foi o aumento no número dos indecisos. Já, a Vox Populi, mostrou um crescimento da candidata Dilma Rousseff (PT).

O Vox Populi, em pesquisa realizada no dia 18, mostrou a candidata petista com 49% contra 38% de José Serra (PSDB). Em relação à amostra anterior, feita no dia 19, a candidata de Lula perdeu 2% e o tucano oscilou negativamente 1%. Brancos e nulos continuaram em 6%, já os indecisos foram de 4% para 7%. O Vox Populi entrevistou 3 mil pessoas em 214 municípios e a margem de erro é de 1,8% para mais ou para menos.

O Datafolha mostra números bem parecidos. Em pesquisa realizada no dia 26, Dilma aparece com 49% e Serra tem 38%. Ambos oscilaram negativamente dentro da margem de erro, a petista perdeu 1% e o tucano 2%. Os pesquisados que pretendem votar em branco ou nulo somam 5%, na última pesquisa eram 4% e os indecisos somam agora 8%, antes eram 6%. O Datafolha entrevistou 4.066 pessoas em 246 municípios e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Os números da pesquisa CNT/SENSUS, que vinham sendo destoantes das demais, continuam diferentes, mas se aproximou mais. Em pesquisa realizada entre os dias 25 e 27, Dilma aparece com 51,9% e José Serra tem 36,7. O instituto mostra uma transferência de voto do tucano para petista. O ex-governador perdeu 5,1% enquanto a ex-ministra ganhou 5,1%. Brancos e nulos aumentaram de 4,1 para 4,7 e indecisos diminuíram de 7,2 para 6,8. O instituto entrevistou 2 mil pessoas em 136 municípios e a margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

Veja abaixo os votos válidos, ignorando os brancos e nulos, dos 3 institutos:

                        Vox Populi       Datafolha           CNT/Sensus           Ibope

Dilma                   57%                  56%                       58,6%                 57%

Serra                     43%                  44%                       41,4%                  43%

Sobre Jornal Local

Veja também

Não seja vítima de fakes news, confira 7 dúvidas sobre a vacina contra Covid-19

Em seis meses, o Brasil imunizou pouco mais de 46% dos brasileiros com ao menos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *