www.jornalocal.com.br / Ciência e Tecnologia / Dow CRIE irá conceder bolsas de iniciação científica para estudantes autodeclarados pretos e pardos da Unicamp

Dow CRIE irá conceder bolsas de iniciação científica para estudantes autodeclarados pretos e pardos da Unicamp

O programa é mais uma ação do Dow ACTs (Advocacy, Comunidade e Talentos), compromisso global da Dow em combate ao racismo estrutural da sociedade, lançado em 2020.

 

 

 

A Dow e a Unicamp firmaram convênio para conceder dez bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação autodeclarados pretos ou pardos por 12 meses, totalizando um investimento de mais de R$ 100 mil.

A parceria faz parte do Dow CRIE (Ciência, Representatividade, Inclusão e Experiência), um programa desenvolvido pela Dow para estimular o talento de estudantes pretos e pardos interessados na área de STEM (Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O programa é mais uma ação do Dow ACTs (Advocacy, Comunidade e Talentos), compromisso global da Dow em combate ao racismo estrutural da sociedade, lançado em 2020.

O Dow CRIE também tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de profissionais para o futuro, por isso, oferecerá aos bolsistas um apoio adicional por meio de uma mentoria personalizada com profissionais da companhia. Cada estudante será aconselhado por um mentor voluntário sobre habilidades importantes para o ambiente científico e profissional.

“Em 2019, uma pesquisa do IBGE* constatou que, pela primeira vez, mais da metade dos estudantes de ensino superior da rede pública se declarou de cor preta ou parda. Com a ambição de se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora e inclusiva do mundo é primordial que a Dow desenvolva ações que minimizem a lacuna educacional desses jovens e proporcionem acesso à qualificação profissional”, declara Ana Claudia Rueda, diretora de Inovação para a Dow na América Latina.

Para o Pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Prof. João Romano, o desafio atual da universidade é formar cidadãos e profissionais capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Por isso, ele avalia que a Iniciação Científica é uma excelente oportunidade para que os alunos busquem e ampliem o conhecimento por si próprios. “Não há dúvidas de que um estudante que vivenciou o ambiente da pesquisa, no âmbito acadêmico, estará muito mais preparado para enfrentar o mundo profissional”, destaca.

O Pró-reitor de Pesquisa ressalta também que a interação dos alunos com a empresa é o que torna a parceria ainda mais enriquecedora, já que os bolsistas terão a oportunidade de exercitar o conhecimento e aprender com técnicos e especialistas em sua área.

Além de desenvolver o projeto de pesquisa, os alunos selecionados pelo Dow CRIE também participarão de evento científico promovido pela Dow em seu Centro de Inovação, localizado em Jundiaí (SP).

*Fonte: pesquisa Desigualdade Sociais por Cor ou por Raça no Brasil, divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo.  Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo para possibilitar um futuro mais sustentável ao planeta por meio de sua expertise em ciência dos materiais e da colaboração com seus parceiros. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e cuidados do consumidor. A Dow opera 106 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2020, gerou aproximadamente US$ 39 bilhões em vendas.  Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

Sobre Jornal Local

Veja também

Sai a lista de espera do Prouni 2021

No segundo semestre de 2021, o programa oferece 134.329 bolsas de estudo – 69.482 integrais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *