www.jornalocal.com.br / Gastronomia / Comida di Buteco 2022: Buteco Vive!

Comida di Buteco 2022: Buteco Vive!

Após ausência em 2020 e realização postergada para Agosto de 21, o primeiro e maior concurso de butecos do Brasil está de volta ao seu mês original: de 8 de Abril a 8 de maio.

 

 

Sempre é fundamental lembrar a nossa missão – “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.  O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas no período 2020 e 2021. Mas o Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais butecos para fazer parte do concurso e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade: serão quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos. E continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações  de cada vez mais butecos; os petiscos  participantes 2022 terão um preço fixo de R$ 27,00 em todo o Brasil. E como mais uma novidade, o circuito do Triângulo Mineiro começa a ser ampliado, com a inclusão de Araguari se somando a Uberlândia.

 

Nossa origem

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e  hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também  o MELHOR BUTECO DO BRASIL. Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:

  • 480 butecos participantes;
  • 000 votos;
  • 000 petiscos vendidos;
  • 500 empregos diretos gerados
  • 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos;
  • 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

 

Sua mecânica

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Temos vencedores e 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os  butecos  pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

 

Um modelo de negócios transformador de vidas

A missão do Comida di Buteco, isto é, sua razão de existir, é: TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. O concurso tem como perfil de butecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. E todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange : o “buteco”,  que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte  financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco – gera empregos,  impostos, turismo; e abrange grandes parceiros, mídia jornalismo, influenciadores e  finalmente, o público, que visita e vota nos butecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia na qual o buteco está inserido.

 

Veja os bares participantes

http://www.comidadibuteco.com.br/category/butecos/campinas/

 

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Primeiro projeto digital da EPTV, o “Super Mega Burguer”, chega à quarta ediç

Concurso gastronômico que revela a melhor receita de hambúrguer abre inscrições nesta semana com inovações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *