www.jornalocal.com.br / Política / Lula é recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron

Lula é recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron

Macron recebeu Lula no Palácio do Eliseu, em Paris, com toda a pompa reservada aos chefes de Estado. Foto Ricardo Stuckert

 

 

Na viagem que faz pela Europa desde o último dia 11, Lula tem tido uma “calorosa recepção”, como destacou a imprensa internacional, e o tratamento de um verdadeiro chefe de Estado. Prova disso foi o encontro que teve, nesta quarta-feira (17), com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula chegou ao Palácio do Eliseu, sede do governo francês, no fim da manhã, onde era esperado por Macron na entrada (veja vídeo abaixo).

Como havia antecipado na terça-feira (16), ao proferir uma palestra no renomado instituto SciencesPo, Lula discutiu com o líder francês a cooperação entre os países europeus e da América Latina na busca de soluções para os desafios globais atuais, como a busca por um comércio mais justo e solidário e a superação da fome, da miséria e dos impactos das mudanças climáticas.

Pouco antes do encontro, Lula lembrou que um dos objetivos de sua viagem é colaborar para melhorar a imagem do país no exterior, uma vez que a política externa do governo Bolsonaro só tem levado ao isolacionismo.

Estou viajando para dizer ao mundo que o que o Brasil tem de melhor é o povo brasileiro. O Brasil não se resume a seu atual governante. Essa é a razão da minha viagem. Recuperar a confiança no Brasil”, publicou Lula no Twitter.

Encontros com lideranças

Nessa viagem, Lula tem se encontrado com diferentes lideranças sociais, intelectuais e políticas, como a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (ITUC), Sharan Leslie Burrow, na Bélgica; o vencedor das eleições e futuro primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Para parlamentares do Partido dos Trabalhadores, os encontros com Macron e outras autoridades mostram que Lula é reconhecido pela comunidade política internacional como um importante líder não só do Brasil, mas globalmente.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, destacou a capacidade de Lula de olhar e apontar soluções para os desafios que tanto o Brasil quanto o mundo enfrentam. “Um verdadeiro chefe de Estado olha para o seu país, resolve os problemas do seu povo, mas se integra aos demais, porque o país depende de uma solução global”, analisou (veja vídeo abaixo).

“Nosso presidente segue nos orgulhando e mostrando lá fora o Brasil que realmente somos”, afirmou a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). “Para nós brasileiros, Lula é a maior esperança de retornarmos aos trilhos do desenvolvimento, da ciência, do humanismo e contra as desigualdades. Lula também é esperança para o mundo, pela paz, contra a fome e união entre os povos”, avaliou o deputado José Guimarães (PT-CE).

Veja outras reações ao encontro de Lula e Macron:

Da Redação do PT 

Sobre Jornal Local

Veja também

Lula encontra-se com Olaf Scholz, vencedor da eleição alemã

Scholz atualmente negocia com o Partido Verde e o Partido Liberal alemão a formação do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *