www.jornalocal.com.br / Política / Lula lidera intenções de votos e pode vencer eleições no 1º turno, segundo Ipec

Lula lidera intenções de votos e pode vencer eleições no 1º turno, segundo Ipec

Lula está na frente em dois cenários simulados por pesquisa do Instituto Ipec com diversos possíveis candidatos, entre eles o apresentador José Luiz Datena, Ciro Gomes, do PDT, e o governador João Doria, do PSDB, com 48% e 45% das intenções de votos, respectivamente.

 

 

O ex-presidente Lula (PT) lidera o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem na frente do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), segundo pesquisa Ipec, instituto criado em fevereiro por ex-executivos do Ibope Inteligência, divulgada na noite desta quarta-feira (22) peo Jornal Nacional, da TV Globo.

Lula está na frente em dois cenários simulados por pesquisa do Instituto Ipec com diversos possíveis candidatos, entre eles o apresentador José Luiz Datena, Ciro Gomes, do PDT, e o governador João Doria, do PSDB, com 48% e 45% das intenções de votos, respectivamente.

Na Região Nordeste, entre os mais pobres, católicos e pequenos municípios os percentuais são ainda mais altos.

  • . Nordeste (65%);
  • . quem têm ensino fundamental 1 (61%)
  • . quem tem ensino fundamental 2 (58%);
  • . quem mora em municípios com até 50 mil habitantes (53%);
  • . católicos (54%).

 Primeiro cenário

Na simulação com cinco candidatos, Lula tem 48% das intenções de voto, contra 23% de  Bolsonaro. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista poderia chegar a 50%, no limite para ser eleito em primeiro turno.

Na sequência vêem Ciro Gomes (PDT), com 8%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%; o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%. Os brancos e nulos somam 10% e não souberam ou não quiseram responder, 4%.

 

Segundo cenário

No segundo cenário simulado pelo Ipec, com dez candidatos pesquisados, Lula aparece com 45% das intenções de votos e Bolsonaro com 22%.

Os demais candidatos seriam Ciro Gomes, que surge com 6%; o ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sérgio Moro (5%); o apresentador José Luiz Datena (PSL), com 3%; Doria (2%); Mandetta (1%); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), surge com 1%; o senador Alessandro Vieira (Cidadania) e a senadora Simone Tebet (MDB) não pontuaram. Neste segundo cenário, brancos e nulos alcançaram 9% e 5% não souberam ou não quiseram responder.

O que é o Ipec

O Instituto Ipec foi criado em fevereiro deste ano por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro em razão do término de um acordo de licenciamento com a Kantar Group.

 

Metodologia da pesquisa

O levantamento do Ipec foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro.

  •  . Os entrevistadores ouviram 2.002 pessoas de 141 municípios.
  • . A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
  • . O nível de confiança é de 95%, o que significa  que os resultados da pesquisa têm 95% de chance de representar a realidade.

Sobre Jornal Local

Veja também

12 mil crianças de até seis anos ficaram órfãs pela pandemia

Entre março de 2020 e setembro de 2021, cartórios registraram morte por Covid-19 de um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *