www.jornalocal.com.br / Blogs Jornal Local / Cidades / Campinas avançará para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, a partir de 2ª

Campinas avançará para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, a partir de 2ª

Na Fase Vermelha, apenas os serviços essenciais podem funcionar, entre eles mercados; farmácias; padarias; açougues; postos de combustíveis; lavanderias; meios de transporte coletivo; transportadoras; oficinas de veículos; hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria; e pet shops.

A partir da próxima segunda-feira, 12 de abril, Campinas volta para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, menos restritiva. O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. O decreto com as regras do município será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) deste sábado, 10.

Na Fase Vermelha, apenas os serviços essenciais podem funcionar, entre eles mercados; farmácias; padarias; açougues; postos de combustíveis; lavanderias; meios de transporte coletivo; transportadoras; oficinas de veículos; hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria; e pet shops.

De acordo com o secretário de Justiça, Peter Panutto, algumas medidas da Fase Emergencial foram mantidas. “O fechamento dos estabelecimentos não essenciais continuará sendo às 20h; também continua valendo a regra de entrada de apenas uma pessoa por família em supermercados, padarias e outros serviços”, explicou.

Atividades como comércio (atendimento interno nas lojas), shoppings, salões de beleza e barbearias não podem funcionar nesta fase.

Os bares e restaurantes só podem atuar com retirada (drive-thru e take away) e delivery, dentro do horário autorizado no alvará.

Os parques públicos e praças de esportes também permanecerão fechados.

Educação

Na área da Educação, a retomada das atividades presenciais será gradual. Para as redes estadual e privada, o retorno estará autorizado a partir de 19 de abril, para todos os níveis, com capacidade de 35%.

Para o ensino superior, as aulas presenciais só estão autorizadas para cursos da área da Saúde.

Na rede municipal, a retomada terá início no dia 26 de abril, também de forma gradual. As atividades presenciais serão com 35% dos alunos.

Como ficam esses serviços em Campinas

O horário de funcionamento dos estabelecimentos – com exceção das farmácias, postos de combustíveis, transporte coletivo e serviços de hotelaria – permanecerá o mesmo da Fase Emergencial, ou seja, as atividades devem ser encerradas às 20h.

Para o comércio em geral, além do drive-thru e do delivery, a partir de segunda-feira, dia 12, estará liberada, também, a retirada na porta. “Os estabelecimentos devem se organizar para que não haja aglomeração. Além disso, devem ser mantidas as medidas sanitárias”, disse Panutto.

Na Fase Vermelha, também está autorizado o atendimento presencial em concessionárias de veículos e lojas de materiais de construção. Os serviços de hotelaria poderão voltar a oferecer as refeições aos hóspedes em seus restaurantes.

Os estabelecimentos comerciais de assistência técnica poderão prestar serviços para conserto de qualquer tipo de equipamento.

As atividades presenciais em igrejas e templos permanecem proibidas.

Na administração pública – direta e indireta – deve ser priorizado o teletrabalho, mantendo o trabalho presencial apenas para casos estritamente necessários.

Toque de Recolher

O Toque de Recolher entre 20h e 5h será mantido. Os pedestres e motoristas de automóveis são orientados sobre a importância de se deslocar apenas em casos essenciais.

Campinas também manterá as penalidades da Fase Emergencial, como multas e lacração em casos de festas, aglomerações, reuniões com mais de 10 pessoas ou descumprimento das medidas dos decretos municipais.

Sobre Jornal Local

Veja também

Problemas no sistema do Ministério da Saúde prejudica dados da pandemia em Campinas

Foram confirmados mais 12 óbitos e 12 casos. Com isso, a cidade passa a contar com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *