www.jornalocal.com.br / Ciência e Tecnologia / Ministros visitam Sirius e prefeito de Campinas destaca vocação tecnológica do município

Ministros visitam Sirius e prefeito de Campinas destaca vocação tecnológica do município

O Sirius já vem sendo utilizado em pesquisas relacionadas à pandemia. No ano passado, conseguiu obter imagens em 3D de estruturas de uma proteína imprescindível para o ciclo de vida do novo coronavírus.

O prefeito Dário Saadi acompanhou nesta segunda-feira, 17 de maio, a visita dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, ao Sirius, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo, instalada no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.

De acordo com o prefeito, a vocação de Campinas para pesquisa e tecnologia se consolida no projeto Sirius. “É o maior investimento da ciência brasileira, única fonte de luz síncrotron do hemisfério sul”, afirmou.

Queiroga, que visitou o laboratório pela primeira vez, afirmou que o Sirius representa a esperança no futuro da pesquisa no Brasil. “O País gasta 10% do PIB na saúde; temos o maior sistema de acesso universal do mundo e é necessário o fortalecimento do complexo industrial da saúde, no desenvolvimento de tecnologias, novos fármacos”, disse.

O Sirius já vem sendo utilizado em pesquisas relacionadas à pandemia. No ano passado, conseguiu obter imagens em 3D de estruturas de uma proteína imprescindível para o ciclo de vida do novo coronavírus. Um grupo do Instituto de Física da USP de São Carlos utilizou o acelerador na busca por uma chave para desativar o novo coronavírus

Sobre Jornal Local

Veja também

Facesp inicia a quinta e última fase do inquérito do EPICOVID-19

Os pesquisadores planejam abordar novamente 2.680 indivíduos que apresentaram resultado positivo no teste sorológico em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *