julho2 , 2025

    Mudança cenário político em Campinas, polarização nacional e a força de Lula nas eleições de 2024

    Artigos Relacionados

    Moraes garante que todos envolvidos no 8/1 serão responsabilizados

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

    Lula afirma que perdão a golpistas soaria como impunidade

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

    STF nega inclusão de Lula em investigação sobre presentes oficiais

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal,...

    Compartilhe

    As eleições municipais se concentram basicamente nos problemas da cidade e dificilmente os campos políticos nacionais se apresentam de modo coeso nas disputas locais. Campinas, contudo, é uma exceção frequente a essa regra geral. Além de ser a primeira cidade do interior paulista, o cenário nacional tem um olhar diferenciado para a nossa metrópole.

    As eleições de 2024 serão um objeto de disputa, com o atual prefeito lutando para manter o pleito nos debates locais e de outro lado, o PT, que vem com tudo para emplacar o nome de Pedro Tourinho. Provavelmente, em poucas cidades a eleição será tão nacionalizada, quanto São Paulo e Campinas. Nesse sentido, teremos um verdadeiro terceiro turno da disputa presidencial de 2022. Primeiro, por conta da polarização, com Dário e Tourinho ocupando os polos que foram de Lula e Bolsonaro.

    Há um ano da eleição, Tourinho e Dario se consolidam na liderança das próximas eleições municipais eliminando o adversário Rafa Zimbaldi, da jogada eleitoral. Um segundo turno eleva as chances de Tourinho ganhar as eleições. Para vencer o favorito, liderança do PSB Campinas já vem trabalhando na campanha de Dário, com a entrega de obras, praças, áreas de lazer e etc.

    No mesmo sentido, apesar de todo o investimento em propaganda, Dário não consegue alavancar sua aprovação perante o eleitorado com sentimentos de mudança. Se Dário aliar-se a direita, na figura de Tarcísio de Freitas, o qual possivelmente deve desembarcar do Partido Republicanos, ainda terá outros enfraquecimentos, como a possível prisão de Bolsonaro. O fenômeno bolsonarista das eleições de 2022 está minguando, principalmente com o fracasso da gestão de Tarcísio em São Paulo. Portanto, essa carona o Dário não poderá pegar.

    O eleitorado espera ações diferentes do próximo prefeito e avaliam que a atual administração, com grande falha de gestão na saúde pública deve ser potencializada positivamente, pelo apoio de Lula, que vai abraçar a campanha de Pedro Tourinho na cidade.

    Outro fator decisivo na eleição de Campinas é a aprovação do presidente Lula na cidade de São Paulo. Os números são animadores, 45% dos eleitores avaliam o governo do petista como ótimo/bom e apenas 25% reprovam sua gestão. Dos entrevistados 37% afirmam que talvez votem no candidato indicado por Lula.

    Se por um lado há o fator de aprovação de Lula, de outro há a rejeição de Bolsonaro que já chegou a 68%, segundo pesquisa do Datafolha.

    Em Campinas, o atual governo já encomendou pesquisas de opinião, embora não sejam divulgadas, mas o certo é que os olhares estão voltados para Tourinho e não Rafa Zimbaldi.

    Mas vença quem vencer, os temas relacionados as questões da segurança pública, saúde, transporte e a educação, não foram vencidos pela atual gestão há 12 anos no poder.

    Enfim, o cenário é bastante positivo para Tourinho, a partir de duas dimensões: uma macro, que é o sentimento de mudança e, ao mesmo tempo, a avaliação positiva do governo do presidente Lula.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_img