20.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Comissão Especial da Câmara Municipal pede à população que denuncie valores abusivos do IPTU

Data:

Vereador Sellin, presidente da CEE, já recebeu informações de valor venal até 345% maior do que o valor real do imóvel; telefone e e-mail são disponibilizados para relato dos casos
O vereador Francisco Sellin (PSDB), que preside a recém-instalada Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal que irá investigar valores abusivos cobrados no Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) de Campinas e sugerir um novo mapa de valores, está convidando os cidadãos da cidade que são vitimados pelo imposto abusivo a entrarem em contato com a CEE para relatarem seus casos. O objetivo de Sellin é reunir e averiguar estes relatos para que, uma vez constatados os abusos, eles sirvam de base para a investigação da CEE – que é composta por Sellin, Jota Silva (PMDB), Paulo Oya (PSB), Rafael Zimbaldi (PTB) e o relator José Carlos Silva (PFL).
\”Na verdade, várias pessoas já me ligaram quando ficaram sabendo que eu presidia a CEE, antes mesmo deste convite oficial, e me relataram distorções impressionantes. Boa parte delas eu já consegui averiguar e constatei que, infelizmente, são mesmo reais. O município precisa mudar esta realidade com urgência e a CEE vai trabalhar com afinco para isso\”, conta Sellin.
Entre os casos já relatados por cidadãos e confirmados por Sellin encontram-se imóveis nos bairros Campo Belo, Parque Industrial, Vale das Garças e Vila Palmeiras, entre outros. Os valores lançados nos carnês do imposto, conta Sellin, chegam a ser 345% maior que o valor real dos imóveis. \”Na maioria dos casos relatados, o valor venal está entre 50% e 150% a mais do que o real. No entanto, em um terreno na Vila Palmeiras há um caso em que o IPTU cobrado é de R$ 17.803,00, mas no mercado não há quem avalie o terreno por mais de R$ 4 mil. Aliás, nem por este valor o dono consegue vender\”, relata. O terreno fica próximo ao aeroporto de Viracopos, mas, apesar do alto valor venal, não está na área de desapropriação e sequer em área valorizada do bairro..
Para Sellin, as discrepâncias ocorrem porque o antigo mapa de valores do município foi feito em uma situação que hoje não corresponde à verdade. \” Há cinco ou seis anos, o mercado imobiliário era outro, bem como a situação da cidade. Hoje este mercado é muito mais devalorizado do que era na época. Além disso, os carnês foram corrigidos tendo em base a inflação. Ou seja, os imóveis desvalorizaram e, ao mesmo tempo, os valores cobrados aumentaram\”, resume.
O vereador afirma que, com a colaboração da população, a coleta de dados será mais ampla e rápida, possibilitando também uma confirmação mais ágil destes dados. Sellin acredita que a CEE conseguirá concluir seus trabalhos dentro do prazo estabelecido – 180 dias – e que a atual administração estará disposta a aceitar o mapa de valores elaborado por ela. \”Não acredito que a prefeitura se negue a corrigir uma injustiça destas\”, diz.
Presidente da IMA
Além do levantamento de dados e de ouvir especialistas, a CEE deverá convidar o atual e o ex-presidente da IMA (Informática dos Municípios Associados) para que prestem esclarecimentos em relação a proprietários de imóveis que não recebem carnês de IPTU há cerca de três anos, em decorrência de \”problemas de software\” da autarquia.
\”Temos o caso de um professor de Sousas, por exemplo, que comprou um terreno que foi subdividido, com autorização da prefeitura, e solicitou o IPTU de sua parte ainda no ano 2000. Ele não recebeu IPTU até hoje, apesar de ter entrado com várias solicitações na prefeitura solicitando o imposto. Segundo ele conta, os funcionários que o atendiam alegavam que a IMA estava reestruturando seus computadores e softwares e por isso não podia emitir os carnês. Assim como ele há outras pessoas nesta situação: querem pagar, pedem o carnê e não recebem, e ainda correm o risco de ter de que pagar multas e valores acumulados. Queremos que os responsáveis pela IMA esclareçam isso e a situação seja resolvida\”, diz Sellin
O telefone para que a população informe as distorções de IPTU é (19) 3736-1330 As ligações podem ser feitas de Segunda a Sexta-feira, das 9 às 17 horas. Aqueles que preferirem podem mandar seus dados pelo e-mail: sellin@camaracampinas.sp.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363