SulServiço foi antecipado este ano porque a quantidade de resíduos acima do comum estava dificultando o fluxo de água
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos concluiu na sexta-feira, 23 de fevereiro, a limpeza e o desassoreamento do piscinão da avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), entroncamento com a avenida Orosimbo Maia. O serviço teve início no dia 15 de fevereiro. Foram retiradas 3.405 toneladas de sedimentos. A área tem 90 mil metros quadrados e é onde desembocam os córregos Serafim (da Orosimbo) e Proença (da Norte-Sul).
Para retirar toda esta quantidade de sedimentos foi utilizado maquinário pesado como duas escavadeiras hidráulicas; um trator de esteira; e oito caminhões basculantes. Ao todo, foram 227 viagens para a retirada de todo o material.
O desassoreamento do piscinão é feito duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, com o objetivo ampliar a capacidade de armazenamento de água da chuva e dos córregos. Este ano o serviço foi antecipado para fevereiro. Geralmente é feito em março ou abril, período em que o tempo começa a ficar mais seco.
O engenheiro civil Osmar Torres, da Secretaria de Serviços Públicos, explica que neste ano foi preciso antecipar o serviço para fevereiro porque, com o grande volume de chuva, a quantidade de sedimentos no leito do piscinão ficou muito alta e estava dificultando o escoamento da água.
Lixo é no lixo
Importante destacar que a população precisa se conscientizar e não jogar lixo no chão e nos córregos. O lixo descartado no chão, de qualquer volume, é prejudicial porque é levado pela água da chuva e entope as bocas de lobo, por onde deveria escoar a água e contribui com alagamentos. Nos córregos, dificulta o fluxo no leito.