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segunda-feira, dezembro 23, 2024

Campanha Brasil que dá Gosto, lançada pelo MDS, incentiva consumo do arroz com feijão

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Valorizar alimentos saudáveis e resgatar o consumo da conhecida dupla arroz com feijão. Com a campanha Brasil que Dá Gosto, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove a educação alimentar e nutricional, orienta a população sobre os benefícios nutricionais do arroz com feijão e incentiva o consumo de produtos que valorizam a cultura nacional.

A campanha, lançada em 1º de dezembro, está sendo divulgada em canais da TV aberta e em 77 emissoras de rádios AM e FM, até o dia 15 deste mês. Com abrangência nacional, a mobilização conta com um filme de 60 segundos para TV, e um jingle, também de 60 segundos para as rádios. Os parceiros do MDS estão recebendo cartazes e folders com orientações. Além disso, o Ministério criou um site que contém vídeos, jingles, material informativo e receitas – www.mds.gov.br/brasilquedagosto.

O arroz e o feijão foram escolhidos para protagonizar essa campanha porque pesquisas apontam que, nos últimos 30 anos, o brasileiro diversificou sua alimentação e também reduziu o consumo de gêneros tradicionais como arroz, feijão e batata e pão. O consumo de alimentos industrializados como congelados e fast foods aumentou muito, o que acabou resultando em diversos problemas de saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão.

Segundo a coordenadora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do MDS, Mariana Hélcias, a correria do dia-a-dia nos centros urbanos incentiva as famílias a consumirem alimentos cada vez mais instantâneos, porém esses produtos não possuem as mesmas propriedades nutricionais que os alimentos tradicionais. “O arroz com feijão é uma combinação perfeita, juntos são ricos em proteínas, fibras e vitaminas. Esses nutrientes são essenciais para a renovação celular, construção de tecidos e para o bom funcionamento intestinal”, afirma a nutricionista.

O diretor do Departamento de Apoio a Projetos Especiais da SESAN, Marco Aurélio Loureiro, lembra que a campanha é direcionada aos diversos tipos de público. “Partimos do pressuposto de que alimentação não é só ingerir comida, é também desenvolver boas práticas, reservar um horário para fazer as refeições com tranqüilidade e saborear os alimentos. E esse assunto interessa a todas as idades.”

O MDS pretende abordar, a cada ano, um tema sobre educação alimentar, a fim de fornecer orientações para que a família brasileira conheça melhor os alimentos e escolha com consciência o que levar à mesa.

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