O secretário municipal de Trabalho e Renda, Jairson Canário, filiou-se ao Partido Solidariedade. O anúncio foi feito no final da quarta-feira, dia 23 de outubro, no Plenarinho da Câmara Municipal.
“Aceitei o convite do Solidariedade, primeiro porque me identifiquei com a proposta deles, de uma política efetivamente voltada aos trabalhadores e à sociedade como um todo. Também me interessei na ideia de poder participar de um projeto novo, desde o início, sem vícios e, principalmente, democrático. Eu precisava de espaço e respaldo para continuar meu trabalho e o Solidariedade me ofereceu isso”, explicou Canário.
Canário acrescentou que a origem da nova legenda tem muitas semelhanças com sua história política. “O Solidariedade tem origem na luta sindical, nos movimentos sociais e no trabalho de lideranças comunitárias, ou seja, tem tudo a ver com a minha história. Escolhi o Solidariedade porque luta pelas mesmas causas que eu”, disse ele, finalizando: “Agora é bola para frente, dar sequência ao meu trabalho com tranquilidade em um partido que tem muito para crescer”, completou.
O Presidente Municipal do Partido, Dario Saadi, comemorou a filiação de Canário. “Quando tivemos a confirmação de que o Canário vinha para o nosso partido, ficamos muito felizes. O Canário não é apenas uma liderança a mais, é uma liderança que nasceu dentro dos movimentos populares de Campinas e representa uma região extremamente carente que precisa de gente para defendê-la. O Canário vem para dar grandeza a um partido novo e representa muito para o Solidariedade”, registrou Saadi.
O novo membro do Solidariedade enfrenta desde o início deste ano processo de expulsão do Partido dos Trabalhadores (PT), onde era filiado, por ter aceito integrar a equipe do prefeito Jonas Donizette, ao qual o PT, em Campinas, faz oposição. Sua expulsão do PT foi confirmada nos diretórios municipal e estadual do partido.