Pensando em quem é adepto de corridas mas ainda não tem preparo físico suficiente para correr os 21Km da Meia Maratona, a organização da 3ª Meia Maratona Amil Campinas novamente oferece o percurso de 10Km para o evento, que também contempla terreno equilibrado entre subidas, descidas e áreas planas.
Frente ao sucesso das duas primeiras edições, estima-se que 3,5mil participantes, entre atletas e corredores amadores, participem dos 21Km e 10Km da 3ª Meia Maratona Amil Campinas.
A corredora de rua Marina Malachias, 23, é adepta aos 10km e pela terceira vez participa da Meia Maratona Amil Campinas. Marina foi vice-campeã da primeira edição e conquistou a terceira colocação na prova do ano passado. “Sou apaixonada por corrida e já pratico a modalidade há cinco anos. Minhas expectativas para a 3ª Meia Maratona Amil Campinas são as melhores! Que venham mais esses 10KM!” comentou Marina.
Dicas para quem quer correr os 10Km
A prova de 10KM é a distância mais popular no Brasil e é reconhecida por ser o primeiro grande desafio dos corredores. O preparo para essa modalidade requer resistência para ganhar em intensidade e manter a velocidade dos últimos quilômetros.
Mas engana-se quem pensa que otimizar a performance em corrida significa apenas baixar o tempo. Afinal, diferenças nas condições climáticas ou no terreno influenciam e muito nas tomadas de tempo. O ideal para analisar a melhora de rendimento está mesmo na atenção aos treinos.
Flávio de Almeida Prado Mendes, especialista em fisiologia do exercício, explica que a ênfase de treino para iniciantes na modalidade 10Km deve estar em conseguir primeiramente aumentar a distância dos treinos longos “Apenas quando conseguir correr os 10Km é que os objetivos de velocidade devem ser mais ousados”.
O segundo passo é correr de forma mais rápida os 5Km, para, após esse feito, conseguir equacionar da melhor maneira a velocidade x resistência. “Para treinar o ritmo de corrida, o iniciante deve focar em distâncias menores, para ajudar na adaptação. Com o passar do tempo é que as distâncias são ampliadas nesse mesmo ritmo, intercalando com ganho de intensidade de velocidade nas distâncias menores”, afirma Mendes.
Vale lembrar que, paralelo ao trabalho de ganho de velocidade, é necessário realizar atividades com foco em aumento de resistência. “Para isso, a orientação é aumentar aos poucos o volume semanal de quilômetros e realizar a cada 7 dias um treino longo”, explica o profissional.
Além disso, as anotações da planilha de treino são imprescindíveis. Temperatura corporal, frequência acardíaca média, máxima e de recuperação, ritmo por quilômetro e horário do treino são os fatores que tabulam da melhor maneira a evolução do atleta e sinaliza necessidades para treinos futuros.
Serviço:
Meia Maratona Amil Campinas
Data: 24 de março de 2013
Horário da largada: 7h
Local da largada: Largo do Rosário, Centro, Campinas
Inscrições: Até 20 de março | www.noblu.com.br
Valores: R$ 49,90 (10Km) e R$ 69,90 (21Km) | *Maiores de 60 anos pagam 50% do valor
Informações: Noblu Sports (19) 3295-8981 e www.meiamaratonacampinas.com.br