Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

Data:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação Contrato Simulado, com apoio da Controladoria-Geral da União – CGU e da Receita Federal, para combater o desvio de recursos públicos federais destinados à saúde no município de Picos/PI.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados do Piauí e Ceará, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. O juízo também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, no montante aproximado de R$ 3,5 milhões.

A investigação apura fraudes em processos licitatórios realizados entre 2021 e 2023 pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos, que resultaram na contratação direcionada de uma cooperativa sem capacidade técnica. O grupo simulava disputas regulares em pregões eletrônicos, mas mantinha controle sobre o resultado, superfaturando os contratos e desviando os recursos por meio de empresas de fachada, laranjas e operadores financeiros.

A apuração revelou o uso de planilhas manipuladas, saques em espécie e fracionamento de valores, indicando a atuação de servidores públicos, agentes políticos e empresários, em esquema típico de pagamento de propinas e desvio sistemático de verbas do SUS.

Os investigados podem responder pelos crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e sonegação fiscal.

Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, veículos e documentos diversos.

As ações desta quarta-feira buscam aprofundar a investigação, identificar todos os envolvidos e recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Operação conjunta prende suspeito de furtar câmeras de segurança em escolas de Campinas

Prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 100...

PM prende homem que não retornou da saída temporária em Campinas

Evadido do sistema prisional foi localizado no Jardim do...

Polícia apreende fábrica clandestina de cosméticos em Campinas

Operação da DIG encontrou produtos químicos, centenas de frascos...

Mulher é agredida pelo namorado e pelo sogro e arrastada por carro em Jaguariúna

Vítima, de 25 anos, sofreu ferimentos nos braços e...
Eduardo Pacheco da Silva foi abordado durante a noite em uma área de mata após seguranças relatarem que ele teria ido ao local para buscar integrantes de um grupo...