Com cerca de um quilômetro e meio de puro verde, a trilha de Joaquim Egídio pode ser um lugar relaxante para as pessoas que buscam paz e interação com o meio ambiente. A trilha tem ao longo de seu caminho envolvimento com a natureza e esse é um dos fatores que chamam mais a atenção de cerca de 5 mil pessoas que passam naquele local a cada final de semana. Ali, disseram, os frequentadores, é lugar de “sair do ‘fervor da cidade e buscar um lugar de paz”. Para eles, a trilha é, além de “revigorante”, “apaixonante”.
Luís Henrique Gusmão, engenheiro civil de 55 anos conta que vai andar na trilha todo o final de semana para relaxar com a esposa e filhos. ”Buscamos sempre vir à trilha, pois é um lugar relaxante, cheio de verde, um local que dê para curtir o tempo com a família além de ser um hábito muito saudável”.
A trilha de Joaquim atrai pessoas de vários bairros e municípios da região, que é o caso da editora de imagem Larissa Pan, moradora do bairro Taquaral, em Campinas, ”Andar na trilha é ir achar a paz. Sair do estresse da cidade. Nela caminho calmamente, com o embalo do som dos pássaros, juntamente com o deslumbre da natureza”.
Mas para aqueles que acham que a trilha é um lugar só para relaxar estão bastante enganados. Mateus Cantanti, estudante de educação física e seus amigos contam que usam a trilha como cenário para andar de bicicleta. “É um local agradável, a galera é gente boa, tem uma topografia favorável e gostosa de andar de bike, com paisagens lindas’’.
Para os comerciantes de Sousas e Joaquim Egídio, as trilhas que envolvem os dois distritos são um ”chamariz” para que as pessoas possam parar durante o passeio.
Em meio à trilha atua o “Pudim”, funcionário de longa data de um bar. Segundo ele, muitos frequentadores da trilha param ali antes de seguir a viagem de volta. ”A turma que anda de bicicleta, moto ou até mesmo a pé nas trilhas aqui da região vem muito ao bar depois do passeio. Aí eles sentam nos caixotes que colocamos para tomar uma água, uma cerveja e experimentar nossos aperitivos, antes de seguir caminho para casa’’.