19.9 C
Campinas
sexta-feira, julho 4, 2025

Lula tem 53% dos votos válidos no 1º turno, ante 32% de Bolsonaro, revela Datafolha

Data:

Se forem computados apenas os votos válidos, excluindo os brancos e nulos, Lula tem 53% das intenções de voto e pode ganhar já no primeiro turno, quando o candidato precisa somar 50% dos votos válidos mais um.

 

 

O ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno das eleições para a presidência da República, 19 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 28%, segundo nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (23). O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), tem 8% das intenções de voto.

Se forem computados apenas os votos válidos, excluindo os brancos e nulos, Lula tem 53% das intenções de voto e pode ganhar já no primeiro turno, quando o candidato precisa somar 50% dos votos válidos mais um.

Por este critério, que é o adotado pela Justiça Eleitoral, Bolsonaro tem 32% dos votos válidos e Ciro, 10%.

Considerando todos os votos, inclusive os brancos e nulos, André Janones (Avante-MG), tem 2% das intenções de voto; e, numericamente empatados com apenas 1% estão a senadora Simonte Tebet (MDB-MS); Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros).

Não pontuaram Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (UB), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP).

  • Brancos e nulos somaram 7%, e não souberam responder, 4%.
  • No recorte por região, Lula tem 58% das intenções de voto no Nordeste, contra 19% de Bolsonaro.
  • Entre os mais jovens, Lula tem 54%, contra 24% de Bolsonaro.
  • Entre os menos escolarizados, Lula tem 56% contra 22% de Bolsonaro.
  • Entre os quem ganham até 2 salários mínimos –  52% da amostra populacional do Datafolha -, Lula também vence o presidente por 56% a 22%.
  • Bolsonaro continua liderando entre os evangélicos, com 40% contra 35% de Lula.
  • Entre os que ganham mais, Bolsonaro tem 44% no grupo com renda mensal de 5 a 10 mínimos e 47%, entre os que ganham mais de 10 mínimos.
  • Na Região Centro-Oeste, Bolsonaro tem 40% de intenções de voto.
  • Já no Sudeste, Lula tem 43% e Bolsonaro, 29%,
  • O petista também lidera entre os desempregados com 62% das intenções de votos.
  • Já Bolsonaro, é o preferido por 43% dos empresários.

 

Metodologia da pesquisa

  • A pesquisa Datafolha foi realizada nessa quarta (22) e nesta quinta (23).
  • Foram entrevistados 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho.
  • A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
  • A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula defende fortalecimento do Mercosul e ampliação de parcerias estratégicas durante Cúpula em Buenos Aires

Avanço do acordo com União Europeia e apresenta prioridades...

Lula defende justiça tributária para reduzir peso de impostos sobre trabalhadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta...

Gleisi Hoffmann lidera ofensiva para reaproximar governo e Congresso após crise do decreto do IOF

Diante da crise deflagrada pela derrubada do decreto que...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade