21.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Desemprego em Campinas cai depois da crise

Data:

A economia de Campinas está dando sinais claros de que já superou os efeitos da crise internacional. Dados apresentados hoje (06/11) durante a reunião para avaliação da crise na RMC, mostraram que a cidade não só recuperou o nível de emprego como também ampliou a média de salário. A taxa de desemprego é de 6,4% – 37 mil desempregados. No mesmo período do ano passado a taxa era de 7,0% (42 mil desempregados). O economista da Associação Comercial de Campinas (ACIC), Laerte Martins, comparou os dados também com o ano de 2000, quando a taxa atingia 16,4% (80 mil desempregados). “Tivemos uma recuperação bastante positiva em termos percentuais. Houve uma redução de quase 31% no número de desempregados e isso mostra a evolução positiva da cidade, apesar da crise”, explicou o economista.

Já a média salarial é de R$1.093,00 superando os anos anteriores e com crescimento de 5% m relação a 2008.O setor que remunera melhor é o da indústria e o que mais emprega é o de serviços (comércio, transporte, etc.). Para o secretário de Trabalho e Renda, Sebastião Moreira Arcanjo (Tiãozinho), as condições estão favoráveis. “Os setores que não foram fortemente atingidos geraram uma dinâmica para o setor de empregos, acelerando a atividade econômica e ajudando a reduzir o impacto da crise”, defendeu. Tiãozinho destacou ainda que a secretaria vai investir em capacitação de profissionais para qualificar a mão-de–obra em Campinas no próximo ano. “Com os investimentos futuros que a cidade vai receber como o TAV, por exemplo, é preciso que a cidade esteja preparada”, afirmou.

Para o vereador Luiz Cirilo (PPS), presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre o tema, é precipitado dizer que a cidade já superou a crise. “Concluímos que a crise ainda está em Campinas, ela não passou. Mas os efeitos que ela produziu aos cidadãos não foram graves como se imaginava”, disse. “Existe um processo de recuperação e nossa expectativa é que haja uma mobilização também do Poder Público para que esses efeitos sejam minimizados cada vez mais”, completou.

Texto: assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Saúde entrega para unidades básicas vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira,...

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363