O Iguatemi Campinas recebe de 12 de novembro a 13 de dezembro a exposição de fotos “O Pedestre de Paris”. Montada ao ar livre, na Praça dos Plátanos, ao lado da entrada da Livraria Cultura, a mostra será composta por 20 grandes painéis com fotos que retratam cenas do cotidiano e locais emblemáticos de Paris entre os anos 1890 e 2006, assinadas por grandes nomes da fotografia francesa, como Robert Doisneau, Eugène Atget, Séeberger, Neurdein Frères e Louis Vert, entre outros.
“Quem visitar o Iguatemi irá se sentir como se estivesse passeando por um parque da França, onde é muito comum a realização de exposições a céu aberto”, explica o gerente geral do shopping, Fábio Kow. Ele acredita que os visitantes irão se surpreender com a exposição, que retrata um pouco da história da fotografia francesa.
As imagens convidam o pedestre a passear pelos mais famosos pontos turísticos da capital francesa, como a Torre Eiffel, Champs Elysees, jardins de Luxemburgo e ponte Saint Michel. Jogando com as perspectivas, a mostra leva o visitante a penetrar em cada uma das fotografias apresentadas. A intenção é fazer com que ele se sinta andando pelas ruas de Paris, seja devido ao conteúdo das imagens ou pelo estilo da exposição. As fotos serão exibidas em formato 1,5m x 1,8m, em cores ou em preto-e-brancas, e dispostas em ordem cronológica, de 1890 a 2006.
São cliques de célebres fotógrafos parisienses considerados autênticos pedestres, por ter a capital francesa como cenário e personagem. Os autores das fotos apresentadas imortalizaram alguns espaços de Paris em imagens conhecidas em todo o mundo.
Enquanto as pessoas se divertiam pelos Jardins de Luxemburgo, em 1904, em suas melhores roupas, Louis Vert flagrou o trabalho de um vendedor ambulante de waffles. Os irmãos Séeberger, fotógrafos de moda do início do século 20, clicaram manequins andróginas caminhando pelo Bois de Boulogne, em 1911.
Em uma cena datada de 1978, Robert Doisneau cruzou em suas caminhadas com um grupo de crianças atravessando a Rue de Rivoli após um passeio escolar pelo Jardim das Tulherias. Em 1980, Patrick Tosani reúne 65 fotografias em mosaico, que formam juntas um par de sapatos. Mais recentemente, Frédéric Nauczyciel inspirou-se nas pinturas do norte-americano Edward Hooper, no cinema e na dança para realizar sua série Still.
O itinerário proporcionado pelas imagens é traçado pela curadora da mostra, a historiadora de arte e jornalista Sophie Schmit, que escreveu o seguinte texto sobre a exposição: “O pedestre de Paris caminha pela cidade. Passa ao lado da Torre Eiffel, admira o Panthéon e o Arco do Triunfo. Cruza por belas parisienses no Bois de Boulogne, no Quai aux Fleurs, ou sentado em um terraço na Avenida de Champs-Elysées. Emocionado, se detém diante das crianças que brincam no Jardim das Tulherias ou que cruzam uma rua vestindo uniformes escolares. O pedestre de Paris também gosta de relaxar ao lado dos pescadores da Ponte Saint Michel ou de um garoto de boina na cabeça. A menos que prefira participar da festa nacional de 14 de julho.”
A exposição “O Pedestre de Paris” está sendo trazida para Campinas pela Aliança Francesa, em parceria com o Iguatemi Campinas, em comemoração ao Ano da França no Brasil. Estreou internacionalmente em Curitiba no mês de setembro, passou por Porto Alegre e São Paulo e, após Campinas, seguirá para Brasília e outras grandes cidades do mundo. O evento integra o programa “Espaço Público” do Ministério Francês da Cultura.
A mostra poderá ser visitada gratuitamente na Praça dos Plátanos do Iguatemi Campinas, localizada na área externa do primeiro piso shopping, ao lado da entrada da Livraria Cultura, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h.
Serviço:Exposição de fotos “O Pedestre de Paris”
Quando: de 12 de novembro a 13 de dezembro Onde: Praça dos Plátanos, localizada na área externa do primeiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas) Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h Entrada gratuita |