Campinas começou a receber a nova iluminação com lâmpadas de LED, desde o dia 31 de outubro, como parte da modernização do sistema de iluminação da cidade, executado pela Prefeitura de Campinas e o consórcio Conecta Campinas. Até o momento, 14 de novembro, já são 116 pontos, em ruas do Botafogo, do Centro e da Vila Industrial, com novas lâmpadas de LED branca, que iluminam cinco vezes mais e são mais econômicas. A expectativa é passar de 3 mil pontos de luz até o fim deste ano.
Além dos bairros onde a instalação já foi iniciada, ruas do Bonfim também começarão a receber LED neste ano. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a modernização começou por esses locais porque são áreas centrais, com alta circulação de pessoas e com defasagem na iluminação.
Campinas tem, atualmente, cerca de 123 mil pontos de luz e, de acordo com o projeto, deve chegar a pelo menos 140 mil em dois anos. “Todo o parque de iluminação da cidade será modernizado e ampliado em dois anos, com lâmpadas de LED, em substituição às de vapor de sódio. As LED são mais eficientes, iluminam cerca de cinco vezes mais e consomem menos energia”, explica o secretário.
Ainda neste ano, além de ruas e avenidas, outras áreas de destaque estão previstas para receber a nova iluminação, como o Largo das Andorinhas, no Centro; a Praça Arautos da Paz e a Lagoa do Taquaral, no Taquaral.
O consórcio Conecta, a exemplo do que foi feito no prédio municipal que abriga a Academia Campinense de Letras, está elaborando projetos de iluminação especial para outros locais históricos, como a Torre do Castelo, a Estação Cultura e o Paço Municipal.
Parceria público-privada
A nova gestão da iluminação pública de Campinas teve início em março deste ano, por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura e o consórcio Conecta Campinas, formado pelas empresas High Trend Brasil Serviços e Participações Ltda; Green Luce Soluções Energéticas S.A.; Proteres Participações S.A.; e Severo Vilares Projetos e Construções, para um contrato de 13 anos.
Nos primeiros meses, o consórcio assumiu a gestão do parque de iluminação da cidade. Também passou a ser responsável pela manutenção nos parques e nas praças da cidade, que antes eram de atribuição do Departamento de Parques e Jardins (DPJ).
Conforme contrato, a previsão de investimento, pelo concessionário, é de cerca de R$ 172 milhões. O valor da contraprestação mensal máxima, do município ao parceiro privado, é de R$ 1,5 milhão.
Atendimento à população
O consórcio Conecta Campinas disponibiliza canais de atendimento à população: um é o telefone 0800 002 1747 e o outro é o aplicativo Campinas + Luz, que pode ser baixado no Google Store e no Apple Store.
Os serviços da Conecta Campinas também pode ser vistos no site conectacampinas.net.