26.9 C
Campinas
terça-feira, fevereiro 11, 2025

Líderes de bairros do Distrito de Sousas recebem treinamento da Defesa Civil e da UVZ

Data:

A Defesa Civil de Campinas e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, um treinamento sobre o Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo). A capacitação ocorreu na sede da subprefeitura de Sousas e reuniu 15 líderes de bairros do Distrito. 

O objetivo foi treinar os moradores para utilizarem a ferramenta e registrar a presença de animais silvestres vivos ou mortos. Por meio do SISS-Geo, é possível monitorar ‘eventos sentinelas’ que alertam para circulação de doenças que têm animais como hospedeiros. 

“Essa atividade mostra o quão valioso é o papel da comunidade na vigilância em saúde. A vigilância participativa pode colaborar para que ações preventivas sejam realizadas de forma rápida e direcionada, garantindo a saúde da população”, destacou a coordenadora da UVZ, Marcela Coelho.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, reforçou o papel da ferramenta para a vigilância participativa. “É muito importante que o morador de uma área considerada de risco faça essa vigilância e adote as primeiras providências. O SISS-Geo possibilita isso.

Furtado lembrou ainda a parceria que a cidade tem com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), gestora do SISS-Geo. Em 2023, Campinas foi considerada pela Fundação embaixadora do SISS-Geo no Brasil pelas contribuições à plataforma. 

Vigilância participativa pode colaborar para ações preventivas mais rápidas e direcionadas. Foto Fernanda Sunega

Participação da população 

Morador do Jardim Conceição, em Sousas, o empresário Celso Jean Henrique falou sobre sua participação na capacitação. “Eles nos apresentaram um aplicativo que vai ser muito útil para a população de Sousas e Joaquim Egídio. Isso é muito importante para a população porque as vezes não temos a opção de onde correr e o que eles apresentaram para nós, hoje, é muito importante para o cidadão que mora aqui”, disse

“O trabalho que estamos fazendo aqui na região de Sousas com o aplicativo Siss-Geo tem importância fundamental na participação da comunidade na vigilância em saúde para a gente encontrar o animal, independente do local que esteja, no meio mato, numa fazenda, numa residência, na rua. Através do registro de animais mortos a gente consegue identificar onde aquele animal está e, com a sua localização a Zoonoses recolhe o animal morto e leva para fazer exames de algumas doenças”, relatou o técnico em Agropecuária da Zoonoses de Campinas, Vladson Barbi de Mello. 

De acordo com Mello, o treinamento de hoje ajuda muito na localização dos animais silvestres e dos primatas para identificar mais rápido e mais cedo a circulação do vírus. Com essa identificação da circulação a Administração Municipal consegue tomar decisões  e definir ações para impedir que a população seja infectada com o vírus. “A gente consegue, de certa forma, fechar com vacinação ou com orientação da população e impedir que outras pessoas fiquem doentes ou cheguem a óbito”, colocou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Confluência da Quatorze de Dezembro com Júlio de Mesquita terá bloqueio de 18 dias a partir de amanhã

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai...

Pavimentação de pontos avança para mais um trecho da Prestes

As obras que estão implantando piso de concreto em...

Saúde de Campinas começa a implantar novo serviço de recepção no SUS Municipal

A Secretaria de Saúde de Campinas começou a implantar...

Saúde registra mais um caso de febre maculosa em 2024 com evolução para cura

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta segunda-feira,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363