A Rabeca Cultural convida para apresentação musical instrumental “Chorando e Samba com Baião e Bossa”, com Geremias Tiófilo no sopros, Guilherme Ribeiro no acordeão, Frank Frantuba na tuba e no baixo, Cyro Zuzi e Wagner Silva nas percussões, dia 27 de abril de 2025, domingo, às 19h30.
Apresentação musical que compõe gêneros e intérpretes da história da música popular brasileira desde o início do século XX. Influenciados pelas grandes mídias da época, o rádio e posteriormente, a televisão, compositores como Pixinguinha, Noel Rosa, Tom Jobim, João Gilberto, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Osvaldinho do acordeon, entre outros, puderam destacar suas obras artísticas, contribuindo para as gerações seguintes em suas performances musicais.
O mês de abril é muito significativo para a música brasileira, e não poderíamos deixar passar em branco, pois em 23 de abril comemora-se o dia internacional do choro, data de nascimento de Pixinguinha. Dessa forma, perpassaram em meio a esses e outros momentos da música brasileira, os vários ritmos populares da região nordeste, e sudeste: o choro, o samba, o baião, o xote, o maracatu e a bossa nova. Sendo assim, de maneira antropofágica, na atualidade digerimos esse caldo musical, trazendo também para essa apresentação composições autorias envolvendo os ritmos citados, sobretudo em um repertório interpretativo da música instrumental, composto pelos seguintes instrumentos: acordeão, baixo tuba/elétrico, percussões e sopros.
Wagner Silva (percussões) sempre esteve envolvido com os ritmos Brasileiros, desde o início ouvindo a sanfona de seu pai, Eugênio Garcia da Silva, sentiu-se atraído pela bateria, um instrumento com inúmeras possibilidades rítmicas e, que já anunciava seu interesse pelas formas de expressão dos nossos ancestrais, juntou-se ao gosto pela música. Mesmo começando a tocar de ouvido, usando expedientes de aptidão, percepção e de suas influências musicais, buscou aprender se inscrevendo no curso de percussão do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos de Tatuí, e posteriormente com aulas particulares de Bateristas consagrados no meio artístico em Campinas e São Paulo.
Frank Frantuba (tuba/contrabaixo) iniciou seu contato na música em 1991 na Banda João Romeu Pitolli, sob a batuta do maestro Romeu Pitolli, onde tocou até os 18 anos. Em 1994 sendo convidado a continuar seus estudos na EMPEM (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) participando de várias atividades e formações, quinteto de metais, orquestra de câmera, orquestra Filarmônica e coral. Em 1999 integrou a Russo Jazz Band grupo instrumental que aborda temas de Jazz Tradicional, sendo que mais adiante, ao longo dos anos, tornou-se diretor musical da banda e pesquisador do repertório. Participou das gravações de dois CDs.
Geremias Tiófilo (sopros) é multi-instrumentista. Doutorando em música pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Iniciou sua carreira musical em 1996 na Universidade Livre de Música Tom Jobim e na Escola Municipal de Música em São Paulo-SP. Em 1997, ingressou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Participou dos Festivais de Inverno de Campos de Jordão e Tatuí, no período de (1997 a 2004), nas modalidades: Banda Sinfônica e Big Band. Em 2000 recebeu o prêmio “Luis Arruda Paes”, sendo indicado como bolsista destaque da temporada no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Desenvolve trabalho de investigação artística em performance musical sob os ritmos nordestinos e sua execução na orquestra sinfônica.
Cyro Zuzi (percussões) é percussionista, baterista e pesquisador da cultura popular. Dos mais de trinta anos de experiência musical, vinte deles se passaram em Londres, onde tocou e gravou com artistas de diversas partes do mundo, se apresentando em programas de TV Britânicos, festivais e casas de jazz pela Europa, partilhando toda sua experiência no repertório brasileiro.
Guilherme Ribeiro (acordeão) é pianista, acordeonista, compositor, arranjador, doutorando no programa “Música: Teoria, Criação e Prática” da Unicamp, mestre em Performance Musical pela UFMG e bacharel em Música Popular pela Unicamp. Atuou ao lado de Paulo Moura, Raul de Souza, Maurício Einhorn, Gabriel Grossi, Jamil Maluf/OER, Isaac Karabtchevsky/OSESP, Fabiana Cozza, Dominguinhos, João Donato, Mariana Aydar, Céu, Luiz Tatit, O Teatro Mágico, Zizi Possi, Virgínia Rosa e Titãs. É diretor artístico da Orquestra Anelo, big band de jazz do Instituto Anelo, projeto social localizado na cidade de Campinas, atuando como regente e arranjador.
Serviço
Chorando e Sambando com Baião e Bossa
Geremias Tiófilo – Sopros
Cyro Zuzi – Percussão
Guilherme Ribeiro – Acordeão
Frank Frantuba – Tuba e Baixo
Wagner Silva – Percussão
27 de abril de 2025 – Domingo – 19h30
Ingressos R$ 40,00. Ingressos antecipados até às 17h de 27 de abril, domingo, pelo whatsapp 19 997206186, ou a partir das 19h na portaria. Crianças até 12 anos pagam meia entrada
Rabeca Cultural
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas.
Venham agasalhados