As altas temperaturas deste verão e o aumento das chuvas contribuem para elevar os riscos de se contrair dengue e leptospirose, doenças que podem até causar a morte se não tratadas a tempo.
Em atuação preventiva, o Centro de Promoção e Proteção à Saúde (Prevenir) do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), em conjunto com a Secretaria de Gestão Pública e a Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), realizam nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, das 10h às 12h, uma videoconferência que levará à mais de 1 mil servidores do Estado orientações sobre o combate à dengue e à leptospirose.
Graças ao Programa Tec-Reg (Tecnologia para a Rede de Escolas do Governo), idealizado pela Secretaria de Gestão Pública para capacitar servidores estaduais à distância, as informações serão repassadas a funcionários públicos de 21 cidades como Campinas e Piracicaba.
O Iamspe também irá usar esta moderna ferramenta de comunicação à distância para transmitir encontros de atualização com representantes de sociedades brasileiras de especialidades médicas. Além disso, o Iamspe abrirá espaço para discussão de casos clínicos entre os médicos da rede e especialistas do Hospital do Servidor Público Estadual.
Já foram definidas mais 12 videoconferências, cujas datas serão divulgadas no site do Iamspe, WWW .iamspe.sp.gov.br . Todas poderão ser acompanhadas pela população na internet no endereço http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/aovivo .
Segundo a diretora do Prevenir, Dra. Mirian Shirassu, o objetivo das videoconferências é divulgar as informações ao maior número de servidores possível. “É um novo canal de comunicação com os colaboradores regionais que nos permite difundir conhecimento técnico com qualidade e baixo custo para mais servidores”, explica a especialista em Medicina Preventiva e Social.
Sintomas
Segundo o infectologista João Mendonça, diretor de Serviços de Moléstias Infecciosas do Hospital do Servidor Público Estadual, temperaturas elevadas e água doce e limpa favorecem a procriação do mosquito da dengue.
Os ovos da fêmea do mosquito contaminado crescem em contato com a água, mas duram até mais de um ano sem ela. Por isso a prevenção é muito importante. Entre os sintomas da dengue, estão febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas.
No caso da leptospirose, os sintomas, que incluem dor de cabeça e dores no corpo, podem aparecer de um a 30 dias após a pessoa ter entrado em contato com as águas de enchente e esgoto infectadas pela urina de ratos. O risco de contaminação é maior em pessoas com algum tipo de machucado ou arranhão na pele.
Medidas de Prevenção
Dengue:
- Não deixe acumular água nos pratos de vasos de plantas. Lave com bucha a parte interna dos pratos uma vez por semana para eliminar os ovos;
- Verifique se a tampa da caixa d´água está bem vedada e o ladrão protegido;
- Lave pelo menos uma vez por semana as vasilhas onde os animas bebem água;
- Não acumule garrafas de vidro ou de plástico vazias. Elas podem servir de criadouro;
- Não deixe pneus ao ar livre, acumulando água de chuva
- Proteja ralos com telas de nylon.
Leptospirose:
- Evite o contato com água ou lama de enchentes;
- Impeça que crianças nadem ou brinquem em poças que possam estar contaminadas pela urina dos ratos;
- Se for trabalhar na limpeza de lama, entulho e desentupimento de esgoto, use botas e luvas de borracha. Se não tiver amarre sacos de plásticos duplos nas mãos e nos pés;
- Jogue fora todo alimento que teve contato com a água contaminada;
- No caso de contato com água contaminada, desinfete chão, paredes, objetos e roupas com água sanitária e depois jogue água limpa.




