25.9 C
Campinas
sexta-feira, janeiro 16, 2026
spot_img

Tensão entre EUA e Cuba cresce após ameaça de Trump e resposta de Díaz-Canel

Data:

Presidente dos EUA anuncia fim do envio de petróleo venezuelano à ilha e provoca reação dura de Havana, que acusa Washington de asfixia econômica histórica

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou a pressão sobre Cuba ao anunciar que a ilha deixará de receber petróleo e dinheiro da Venezuela e ao sugerir que o governo cubano negocie com Washington “antes que seja tarde demais”, elevando o tom em meio a um cenário de mudança geopolítica na América Latina.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Trump publicou em sua plataforma Truth Social que “não haverá mais petróleo nem dinheiro indo para Cuba — ZERO!” e acusou Havana de ter vivido por anos da ajuda energética venezuelana em troca de “serviços de segurança” aos governos de Caracas, antes de afirmar que os Estados Unidos agora são responsáveis pela proteção militar da Venezuela.

A reação do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, foi imediata e dura. Foto Presidencia CUBA

A reação do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, foi imediata e dura. Em post nas redes sociais, ele declarou que Cuba é uma “nação livre, independente e soberana” e que ninguém ditará suas decisões, destacando a história de antagonismo com os EUA e afirmando que a ilha se prepara para defender a pátria “até a última gota de sangue”. Díaz-Canel também criticou quem atribui as dificuldades econômicas de Cuba à sua revolução, argumentando que as carências são resultado de seis décadas de medidas de asfixia econômica aplicadas pelos Estados Unidos.

O ministro das Relações Exteriores de Cuba acrescentou que o país tem o direito de importar combustível de qualquer fornecedor disposto a vender, e acusou os Estados Unidos de se comportarem como uma potência hegemônica que ameaça a paz e a segurança no hemisfério.

O episódio ocorre após uma operação militar dos EUA na Venezuela que resultou na captura do ex-presidente Nicolás Maduro e na morte de dezenas de guardas cubanos, ampliando as tensões regionais e alterando relações tradicionais entre Havana e Caracas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

CPMI do INSS divulga lista de igrejas evangélicas envolvidos no esquema de desvio de dinheiro dos aposentados

Divulgação ocorre após pressão pública de líder evangélico sobre...

Ministro Flávio Dino trava emendas a ONGs ligadas a parlamentares

Decisão do STF põe sob suspeita mais de R$...

Brasília em pânico após PF acessar celulares apreendidos na operação do Banco Master

Perícia consegue acessar celulares desligados e sem senha apreendidos...

Bolsonaro é levado à Papudinha por ordem do STF

O ex-presidente começou a cumprir pena de 27 anos...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade