Investigação apura fraudes financeiras e pode gerar novas frentes no STF
A Polícia Federal informou nesta terça-feira (11) que o inquérito sobre suspeitas envolvendo o Banco Master está em fase final e será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Dias Toffoli. A declaração foi feita pelo diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, durante apresentação do balanço anual das operações da PF em 2025. A investigação analisa indícios de fraudes financeiras, emissão irregular de títulos e possíveis crimes contra o sistema financeiro, após a prisão de Daniel Vorcaro, controlador da instituição.
<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O caso ganhou dimensão nacional ao atingir o núcleo de comando do banco e passou a tramitar no STF por envolver autoridades com prerrogativa de foro. Em janeiro, o ministro relator concedeu prazo adicional de 60 dias para a conclusão das diligências, período que, segundo a PF, foi utilizado para consolidar provas técnicas e cruzamento de dados financeiros.

Durante a coletiva, Andrei Rodrigues afirmou que a equipe trabalha na finalização do relatório “sem descartar nenhuma hipótese” e destacou que as informações chegaram à corporação por fluxo institucional, com comunicação do Banco Central à Procuradoria-Geral da República, que então acionou a polícia. Ele indicou ainda que já existiam alertas anteriores sobre movimentações atípicas relacionadas à instituição financeira.
Sem apontar omissões individuais, o diretor afirmou que a formalização da investigação ocorreu após encaminhamento feito pelo atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, seguindo os trâmites previstos em lei. A estratégia, segundo ele, foi manter foco no objeto central do inquérito para garantir consistência técnica, embora eventuais achados paralelos possam gerar novos desdobramentos.
Com a entrega do relatório, caberá ao Supremo avaliar as próximas medidas, inclusive a eventual apresentação de denúncia pela Procuradoria-Geral da República ou a abertura de novas linhas investigativas, ampliando o alcance do caso no sistema financeiro nacional.




