O prefeito da São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, disse que a escolha do caça Gripen, fabricado pela empresa sueca Saab, trará um impacto positivo para a indústria brasileira. A empresa disputa o contrato de aquisição de 36 caças pelo governo brasileiro com a americana Boeing (F-18 Super Hornet) e a francesa Dassault (Rafale).
Marinho, que está visitando a Suécia esta semana a convite do Conselho de Comércio Exterior Sueco, falou ter agora uma clara visão da proposta para o Brasil da empresa sueca Saab. “Acredito tratar-se de uma oportunidade única para uma real transferência de tecnologia para o Brasil e de ampla geração de empregos voltados à alta tecnologia”, disse Marinho, que também teve a oportunidade de voar no caça.
O prefeito está desenvolvendo esforços para estabelecer uma ampla parceria entre a Suécia e a cidade de São Bernardo do Campo. Durante a semana, Marinho visitou as instalações da Saab em Linköping e teve oportunidade de conhecer a proposta sueca para o Projeto F-X2, no qual concorre o Gripen NG.
Em busca de possíveis parcerias e acordos comerciais com empreendedores suecos em São Bernardo, Marinho também visitou um centro tecnológico da Scania na Suécia, responsável pelo desenvolvimento de motores de etanol e biocombustível. O país já importa etanol brasileiro e acordos econômicos nessa área são uma das expectativas com a visita do rei Gustaf ao Brasil, marcada para a próxima semana.
Nesta quarta-feira (17/3), o prefeito visitou um Parque Tecnológico e Universitário nas áreas de defesa e aeronáutica, localizado na cidade de Linköping. O objetivo é acompanhar a experiência desenvolvida lá na criação de um parque tecnológico envolvendo universidade, empresas e poder público. A universidade tem 25 mil alunos.