O espaço aéreo europeu está prcialmente liberado nesta quinta-feira (22/04), uma semana após os voos serem cancelados devido às cinzas expelidas por um vulcão ao sul da Irlanda, que prejudicou o fluxo aéreo. As excessões são o sul da Finlândia, o sul da Noruega, o norte da Escócia e o oeste da Suécia.
A Eurocontrol, agência europeia que monitora o tráfego aéreo civil, afirmou que os voos europeus devem voltar a seu ritmo normal hoje. Ocorrem em média entre 28 mil e 29 mil voos diariamente na Europa. Um pequeno número de cancelamentos é esperado, por causa de restrições limitadas e por problemas logísticos das companhias para retomar seus cronogramas regulares, informou a Eurocontrol. De acordo com a agência, foram operados 22.189 voos no espaço aéreo europeu, quase 80% do normal.
Todos os voos estão lotados. As companhias aéreas afirmaram que não há solução para a demanda de passageiros.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo pediu que as autoridades da União Européia compensem as companhias aéreas pelo transtorno dos últimos sete dias.
O caos aéreo na Europa foi causado pelas cinzas do Eyjafjallajokull. O vulcão da Islândia entrou em erupção na quarta-feira da semana passada e lançou grandes quantidades de cinza sobre o continente. Há o temor de que as partículas possam causar danos aos motores dos aviões e, consequentemente, acidentes.




