Manifestação contará com caixões, mamulengos, grupo de percussão e a bandeira da Fundação SOS Mata Atlântica para mostrar as conquistas da sociedade civil e os bens ambientais que estão em perigo
No próximo dia 23 (domingo), das 11h30 às 13h, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza no Parque Ibirapuera a manifestação “O Futuro é Nosso e o Voto Também”. O objetivo da ação é mostrar para a sociedade o que está em risco caso aconteçam as alterações no Código Florestal e na legislação ambiental brasileira, defendidas por setores específicos representados por alguns deputados. A ação faz parte da campanha “Os Exterminadores do Futuro”, lançada em março pela ONG, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os políticos, que defendem retrocessos na legislação ambiental brasileira e colocam em risco patrimônios nacionais e conquistas importantes da sociedade civil. “A ação também servirá para dar continuidade à campanha, receber contribuições da sociedade e mostrar a importância e a necessidade de levar em conta as questões ambientais na eleição. Daí, o nome, o futuro é nosso e o voto também”, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.
A mobilização acontece na Arena de Eventos ao lado da Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante o Viva a Mata – mostra que reúne iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, no período de 21 a 23 de maio, das 09h às 18h, também no Parque. A manifestação contará com um cortejo fúnebre, com três caixões que simbolizam o que está em risco com as alterações na Legislação Ambiental brasileira. Um deles simbolizará o clima e a água, pois a flexibilização das leis ambientais e do Código Florestal podem dar espaço a mais desmatamentos e as florestas em pé contribuem para a manutenção do clima e da água. O outro simboliza a biodiversidade e as futuras gerações, pois com florestas menos protegidas e sem matas ciliares, diversas espécies podem entrar em processo de extinção, inclusive o ser humano. E o último representará a Legislação Ambiental Brasileira, conquista dos brasileiros ameaçada por setores e interesses econômicos específicos.
A manifestação contará com atividades lúdicas e artísticas como mamulengos – bonecos de Olinda – que simularão os Exterminadores; uma imensa bandeira da SOS Mata Atlântica que será aberta; grupo de percussão; grupo circense fazendo performance, entre outras.
A manifestação contará com a presença de diversas ONGs do País, voluntários, ciclistas, artistas populares, estudantes e cidadãos.




