Agentes de saúde estão agindo no distrito para controle
Marcela Feriani
Em tempos de epidemia de dengue na cidade, Sousas já tem oito casos positivos registrados, de acordo com o Centro de Saúde do distrito. Agentes de controle já estão em ação por todo distrito.
Em Campinas, mais de 1.200 casos foram confirmados este ano e uma morte por dengue hemorrágica foi registrada.
O controle da doença depende, em sua maior parte, da população. É preciso que cada morador cuide de sua residência, não permitindo que os focos do mosquito transmissor proliferem-se.
Os agentes de saúde, principais aliados da população no combate à dengue, estão visitando residências e comércios no distrito com o objetivo de identificar possíveis focos da doença, e orientando os moradores sobre as precauções necessárias.
Entretanto, segundo a enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde, Lúcia de Fátima Brito, grande parte da população tem se recusado a deixar o agente examinar sua casa. “Não é fácil estar debaixo de sol, andando pelas ruas o dia todo e ainda ser tratado mal. Alguns agentes já voltaram chorando após terem sido desrespeitados. A população precisa entender a importância desse profissional e tratá-lo com o devido respeito” afirmou.
A coordenadora explica que o grande número de casos suspeitos na região se dá pelo descaso da população, que precisa se conscientizar e também abrir as portas para os agentes.
Medidas de Prevenção:
1) Não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
2) Substituir a água dos vasos das plantas por terra e esvaziar o prato coletor, lavando-o com auxílio de uma escova.
3) Não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos como latas e garrafas que possam acumular água.
4) Tampar cuidadosamente caixas d’água, filtros, barris, tambores, cisternas etc.




