O edital de licitação do Aeroporto Industrial de Viracopos foi lançado em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos.Durante a solenidade, foi apresentado o projeto da segunda pista do Aeroporto e anunciado a implantação de programas de inclusão social na região. O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, e demais autoridades municipais, estaduais e federais também participaram do evento.
O projeto, dividido em duas fases e que deve ser concluído em pelo menos três anos, prevê obras de pavimentação; iluminação pública; saneamento integrado; transportes; cultura, esportes, lazer e assistência social; educação; habitação e saúde. \”Este é o maior projeto de inclusão do interior
de São Paulo e um momento decisivo para a região, que espera há mais de 30 anos investimentos sociais para o resgate da plena cidadania\”, afirmou o prefeito.
Aeroporto Industrial
O presidente Lula citou os benefícios que o Aeroporto Industrial trará à cidade e ressaltou o empenho de Dr. Hélio para que preservasse o local de moradia das pessoas que vivem no entorno de Viracopos. \”Desde o início de seu governo, Dr. Hélio reivindica duas coisas do governo federal: verba para a construção do hospital Ouro Verde e a resolução dos problemas sociais dos
moradores desta região\”, disse Lula.
Com o lançamento do edital, Viracopos será o segundo aeroporto industrial do País. O projeto pretende transformar o sítio aeroportuário em uma das engrenagens para se alavancar as exportações brasileiras.
Para Dr. Hélio, este é um grande dia para a cidade e seu empresariado, que vem esperando pelo aeroporto indústria há oito anos.
\”Campinas se insere hoje na história nacional se consolidando como segundo pólo de desenvolvimento, transporte e logística para o comércio exterior\”, enfatizou o presidente da Infraero. Segundo Pereira, o próximo passo da empresa é a realização do estudo de impacto ambiental para a construção da segunda pista do Aeroporto.
Inclusão Social
Também foram assinados dois protocolos de intenção: o de iluminação pública, realizado entre a Prefeitura Municipal e a CPFL, e o de habitação, assinado em parceria com a CEF. Os protocolos visam a implantação do programa de inclusão social para os moradores da região.