20.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 20, 2026
spot_img

Sousas e Joaquim Egídio são áreas de risco para a transmissão da febre maculosa

Data:

Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio estão entre as regiões de Campinas que apresentam risco de transmissão pela febre maculosa, doença transmitida ao homem e animal, principalmente pelo carrapato-estrela (Amblyomma cajennense)

Em Campinas são quinze as áreas de transmissão da doença, e as principais estão no Leste e Norte da cidade, regiões com características de zona rural, com condições favoráveis para a proliferação do carrapato-estrela, uma região com vegetação alta e abundante, proximidade com recursos hídricos e a presença de animais silvestres.

 

Na região Leste de Campinas, foram identificadas oito áreas de contaminação espalhadas entre Joaquim Egídio, Sousas e uma próxima ao município de Pedreira.

 

O Centro de Saúde de Joaquim Egídio faz um trabalho de orientação periódico, principalmente em áreas que apresentam maior risco, a enfermeira Camila Anacleto afirmou: “Nenhum caso de febre maculosa foi registrado este ano, apenas uma suspeita, mas que após investigação foi constado negativo”.

 

Em 2011 já foram registradas cinco suspeitas de febre maculosa e no ano passado foram oito suspeitas e uma confirmação, quando a doença encontrava-se em estado avançado e a doente ficou com sequelas.

 

A enfermeira Gisele Cavinato Gomes, do Centro de Saúde de Sousas, orientou que as áreas de riscos devem ser evitadas, mas se por algum motivo, não se consiga evitar, elas devem se vestir com roupas claras, bota e roupa longa.

 

Outro fator importante é que as pessoas que manifestarem os sintomas de febre maculosa, devem procurar o mais rápido possível o Centro de Saúde e fazer os exames. “Muitas pessoas chegam até o centro de Saúde apresentando os sintomas da doença. Mas como o procedimento é feito em duas etapas, primeiramente colhemos uma amostra de sangue e após 15 dias é preciso retornar para fazer uma nova coleta, por isso muitas acabam não voltando”, conclui Gisele.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Reforma trabalhista de Milei enfrenta greve geral e protestos antes de votação na Câmara

Projeto já aprovado no Senado começa a ser debatido...

Congresso do Peru elege o marxista José María Balcázar como presidente interino após destituição do presidente

Parlamentares aprovaram censura por maioria simples e novo chefe...

Congresso derruba José Jeri após escândalo com empresário chinês e aprofunda crise política no Peru

Presidente cai quatro meses após assumir e país terá...

Governo Trump encerra megaoperação do ICE em Minnesota após 4 mil prisões e duas mortes

Força-tarefa federal é desmobilizada depois de semanas de pressão...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade