Os usuários do transporte público dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio estão insatisfeitos com o atendimento da empresa que atende essa região, alegando que os horários não são cumpridos, os ônibus quebram constantemente, além de cobradores e motoristas desrespeitarem os passageiros.
A empregada doméstica Gisele Teodoro Alves afirma: “É bem ruim o ônibus, atrasa frequentemente, já quebrou muitas vezes e continua a mesma coisa”.
E Joelma de Souza, também domestica, complementa: “É muito demorado entre um ônibus e outro, você fica 47 minutos esperando, deveria ter mais um”.
Segundo o Inspetor de Tráfego Rodoviário da Pádova, Paulo Sérgio Soares, mas conhecido como Pantcho, a empresa possui uma frota de 24 ônibus rodando diariamente, que correspondem às linhas 300 (Terminal de Barão Geraldo), 390 (Joaquim Egídio), 391 (Nova Sousas), 392 (San Conrado), 394 (Jatibaia), 396 (Botânico), 393 (Cabras).
“É natural que os ônibus quebrem, não é por falta de manutenção, pois todos os ônibus passam por revisões. Nossos carros contam com uma tecnologia que nos avisa quando haverá a quebra e ela quase sempre é simples, algo que rapidamente um mecânico consegue resolver. Dificilmente o problema é no motor, o que dificultaria o conserto rápido”, conta.
Pantcho afirmou que pelo menos um carro é danificado por dia e que, muitas vezes, é difícil o envio de outro no lugar, pois existem carros que devido ao seu itinerário precisam ter quatro portas, como no caso da linha 390, e outros que necessitam de apenas duas portas, como a linha 392, sendo este um empecilho para a substituição do ônibus. Ele diz ainda que assim que é constatada a quebra do carro, a empresa já envia um mecânico para fazer o conserto no local.
A assessoria de comunicação da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) informou que passará a intensificar a fiscalização para que não haja transtornos aos usuários.
“De janeiro a março deste ano, foram seis reclamações. Duas delas referiam-se sobre o não cumprimento do horário da linha 3.90. Já na linha 3.91, houve um registro de não parada no ponto e uma queixa sobre o comportamento do operador e na linha 3.92, também foram registradas duas queixas (não atendimento de parada no ponto e sobre maus tratos de operador)”, revela a assessoria da EMDEC.
A fiscalização da EMDEC constatou, por meio de vistorias anteriores, os seguintes atrasos e demandas excessivas nas linhas 390, com dois atrasos, de dez minutos em média, no mês de março. Na linha 3.92 foram cinco atrasos, de dez minutos em média, também no mês de março.
“Trabalhamos para que a população de Sousas e Joaquim Egídio seja bem atendida. Não fugimos de nossas responsabilidades, mas acontecem eventualidades como a intensificação do fluxo de carros que, muitas vezes, atrasam nosso itinerário. Quando é constatado que motoristas e cobradores não tratam bem os passageiros, a empresa adverte verbalmente ou, em alguns casos, manda embora”, esclarece Pantcho.
É importante que se os munícipes perceberem a persistência do problema, registrem suas reclamações com horário, número da linha e prefixo do veículo, no telefone 3772-1517, para que a EMDEC consiga direcionar e intensificar a fiscalização, sem essas informações não será possível à efetivação da reclamação.





