O corpo do arcebispo Dom Bruno Gamberini, será velado nesta segunda (29) na Catedral Metropolitana de Campinas. O religioso morreu às 15h de domingo (28), aos 61 anos, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Desde o começo da manhã, centenas de fiéis ocupam a Catedral e a Praça José Bonifácio para se despedir do arcebispo. O corpo chegou às 10h10. O bispo de Amparo, Dom Pedro Tibolini, celebra uma missa em homenagem ao arcebispo. Outras três celebrações estão previstas na Catedral nesta segunda: às 12h15, às 15h e às 18h15.
Durante sete dias todas as igrejas da arquidiocese também rezarão missas em memória de Dom Bruno Gamberini. A celebração exequial e sepultamento serão nesta terça-feira (30), às 10h, na cripta da Catedral, realizada pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.
A partir desta segunda-feira, um colegiado formado por sete padres tem prazo de uma semana para indicar um nome que assumirá o posto de arcebispo metropolitano de Campinas até a nomeação oficial feita pelo Papa Bento XVI.
Trajetória de Dom Bruno
Filho de Armando Gamberini (falecido em 1987) e Tirsi Castellani Gamberini, terceiro filho entre um irmão e três irmãs, Dom Bruno Gamberini foi batizado, crismado e recebeu a Primeira Eucaristia na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão. Completou o curso primário no Grupo Escolar Estadual José Inocêncio da Costa e na Escola Estadual Professor Henrique Morato, também em Matão. Cursou o segundo grau e a Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1968-1970) e Teologia no Studium Theologicum, filiado à Universidade Lateranense de Roma, em Curitiba, entre os anos de 1971 e 1974. Cursou, ainda, Canto Coral e regência, na Pró-Música de Curitiba.
Foi ordenado diácono na Catedral de São Carlos no dia 2 de dezembro de 1973 e presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, no dia 11 de dezembro de 1974, por Dom Constantino Amstalden, bispo da Diocese de São Carlos. Como padre foi coordenador de estudos e professor de Filosofia (1975-1977), e reitor da Filosofia em (1991-1995); coordenador diocesano da pastoral da diocese de São Carlos (1978-1979); pároco de Ribeirão Bonito, entre (1979-1981); primeiro juiz auditor da Câmara do Tribunal Eclesiástico de São Carlos (1980-1984) e depois notário do Tribunal até 1995; reitor do Seminário de Teologia de São Carlos em Campinas (1982-1986).
Foi pároco de Itajobi e Marapoama (1987-1989), vigário cooperador da Catedral de São Carlos (1983-1995), ajudando nas igrejas de São Benedito e São Judas Tadeu. Foi nomeado cônego honorário do cabido da Catedral de São Carlos, em 19 de março de 1983.
O papa João Paulo II nomeou Dom Bruno o 4º Bispo Diocesano de Bragança Paulista em 17 de maio de 1995. Foi ordenado Bispo no dia 16 de julho de 1995, na Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos, sendo sagrante Dom Constantino Amstalden e Bispos Consagrantes, Dom Antônio Pedro Misiara, 3º Bispo de Bragança, e Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Bispo Auxiliar de Salvador da Bahia. Tomou posse da Diocese em 20 de agosto de 1995. Seu lema episcopal é Nomen Domini Benedictum – Bendito o nome do Senhor.
Como Bispo era assessor da Pastoral da Criança no Regional Sul 1 desde 1996, representante do Sub-Regional Campinas na representativa do Sul 1, membro do Conselho Pastoral do Sul 1 (1999).
No dia 2 de junho de 2004, o papa João Paulo II nomeou Dom Bruno Gamberini como 6º Bispo e 4º Arcebispo de Arquidiocese de Campinas. Dom Bruno tomou posse no dia 1º de agosto de 2004.




