Os pneus recauchutados e remoldados é uma realidade no mercado e concorrem com os novos, mas a polêmica é constante em torno da solução sobre os resíduos jogados no meio ambiente, da segurança e qualidade que esses produtos oferecem.
Muitas pessoas não sabem a diferença entre os tipos de pneus. Os recapados são aqueles que têm sua banda de rodagem, que entra em contato com o solo, substituída. O recauchutado, além da banda de rodagem, substitui as partes laterais e o remoldado é raspado de talão a talão até chegar a carcaça original. A partir deste ponto, o processo é o mesmo que o utilizado na produção de um produto novo.
Assim, para assegurar a qualidade dos produtos, o INMETRO desenvolve normas que os pneus reformados devem seguir. A partir de 1º de julho deste ano também terão que ser certificados os pneus para automóveis, caminhonetas e caminhonetes. Ou seja, não será permitida a comercialização de pneus sem a certificação do INMETRO.
Pelo Programa de Avaliação da Conformidade de Pneus, o ensaio de velocidade sobre carga é o mesmo realizado nos pneus novos, no qual é testada a resistência dos pneus. No ensaio, o pneu não pode apresentar as deformações previstas no regulamento. Ou seja, o pneu reformado deve garantir ao consumidor a mesma segurança do pneu novo.
Cada pneu reformado deverá apresentar afixadas de forma legível ou estampada em alto relevo a expressão Recauchutado, Recapado ou Remoldado; a designação da dimensão do pneu, capacidade de carga e limite de velocidade; a identificação do tipo de estrutura ou de construção da carcaça; a marca e C.N.P.J do reformador; a data de reforma – mediante uma seqüência de quatro números onde os dois primeiros indicam cronologicamente a semana da reforma e os dois últimos indicam o ano – e indicadores de desgaste da banda de rodagem, do índice de carga e de velocidade indicando a conformidade ao regulamento técnico. O INMETRO exige que as carcaças utilizadas na reforma de pneus tenham idade máxima de 7 anos.
INMETRO avalia pneus reformados
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