A Semana do Meio Ambiente só será celebrada na primeira semana de junho mas, na região da APA (Área de Proteção Ambiental) de Sousas e Joaquim Egídio, uma série de atividades desenvolvidas pela Rede Intersetorial Leste (instituições diversas que trabalham com a comunidade) está em pleno andamento com o objetivo de preparar a população para participar dos eventos de forma consciente.
Nesta sexta-feira, 18 de maio, por exemplo, são as educadoras e monitoras da Casa da Criança de Sousas que recebem a visita da arquiteta urbanista e educadora ambiental Martha Mottosinho, da subprefeitura de Sousas, que expõe a elas o significado de APA, as peculiaridades ambientais, sociais e culturais dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, assim como a importância de se realizar um trabalho continuado de educação ambiental junto a educadores das unidades assistenciais e de ensino.
Nas semanas anteriores, as educadoras da creche Gustavo Marcondes e da Escola Estadual Dr. Tomás Alves foram contempladas com as palestras de educação socioambiental. As escolas e instituições sociais da região que quiserem oferecer a palestra a seus funcionários devem entrar em contato com a Subprefeitura de Sousas e agendar um horário com a equipe.
“As escolas e creches têm papel fundamental no trabalho de repassar essas informações aos seus alunos, para que eles e seus familiares participem conscientemente das atividades da Semana do Meio Ambiente e não como se fossem apenas a um passeio”, disse Martha.
De acordo com a educadora ambiental, a Rede Intersetorial Leste programou uma ampla lista de atividades a serem desenvolvidas com a comunidade ao longo do dia 1º de junho, a partir das 8h30, na Praça Beira Rio, na 4ª edição do “Sousas e Joaquim Egídio Festejam o Planeta Terra e o Meio Ambiente”.
Além de palestras temáticas, o evento contará com as apresentações da fanfarra da Escola Estadual Tomás Alves, do Coral da Associação Presbiteriana de Sousas, Dança Indígena pelo CECOIA (Centro Comunitário Irmãos André), Movimento Expressivo e Coral das Senhorinhas pela Casa dos Sonhos, exposição de objetos de papelão, estande de desenhos e pinturas, entre outras atividades.
A Rede Intersetorial de Sousas e Joaquim Egídio tem por objetivo estabelecer diálogo e parcerias entre as diferentes instituições e serviços da comunidade local com o objetivo de discutir e pensar coletivamente soluções para enfrentar as dificuldades e necessidades desses estabelecimentos e de seus usuários.