A Câmara Municipal de Campinas, aprovou em 1ª votação na sessão do dia 21 de novembro, o Projeto de Lei 242/12, de autoria do Vereador Elcio Batista (PSB), que proíbe no município, a venda de brinquedos que se constituem réplicas e simulacros de armas de fogo e armas brancas.
Pela proposta, além das réplicas de armas de fogo e armas brancas, fica proibida a comercialização de qualquer brinquedo que tenha cano e gatilho.
O descumprimento da Lei, acarretará aos infratores, multas e até a
suspensão do alvará de funcionamento.
Segundo o autor do Projeto, é necessário difundir uma cultura de paz na sociedade, especialmente nas crianças. De acordo com vários comerciantes as chamadas “arminhas”, que lançam dardos e água são os brinquedos mais procurados pelos meninos.
“Temos que banir das lojas e feiras quaisquer produtos dessa natureza, mesmo aqueles aparentemente inofensivos. Qualquer arma de brinquedo, seja ela para jogar água, fazer espuma, entre outros, já traz à criança a imagem de uma arma de verdade, o que acaba remetendo ao pensamento de violência no futuro”, afirma Elcio Batista.
Profissionais da área apoiam a iniciativa e indicam brinquedos educativos, como livros infantis e jogos de tabuada que, além de não incitarem a violência, ajudam a estimular sensações e também a coordenação motora.
Reafirmam também que determinados brinquedos, podem vir a contribuir para um bom o mau desenvolvimento da personalidade da criança.
O Projeto devera ainda passar por mais votação no Legislativo e para virar lei, dependerá da sanção do Prefeito.