Por questões de segurança, a Prefeitura decidiu adiar a reabertura do Teatro Castro Mendes. A entrega do espaço totalmente remodelado, agendada originalmente para sexta-feira, dia 30, foi transferida para o próximo dia 5 de dezembro, quarta-feira. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, dia 27 de novembro, pelos secretários de Cultura, Renata Sunega, e de Infraestrutura, Dirceu Pereira Júnior.
A mudança da data da reinauguração foi necessária porque a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) não executou, até esta terça-feira, a ligação da caixa de força responsável por alimentar a rede elétrica do Teatro. Com isso, as instalações dos equipamentos de ar-condicionado, iluminação e som não puderam ser testadas antecipadamente, uma exigência tanto para verificar se estariam funcionando perfeitamente quanto para obter a liberação por parte do Corpo de Bombeiros.
Durante a reforma, o Castro Mendes recebeu uma nova caixa de força. A anterior tinha capacidade de transmissão de 300 KVA e a atual tem mais do que o dobro, 750 KVA. Essa mudança e o fato de o Teatro ter ficado durante anos sem utilizar energia elétrica tornam obrigatória a realização de testes minuciosos. “Para garantir a segurança de artistas, funcionários e público, precisamos ter certeza de que a rede interna suporta a nova ligação”, afirma a secretária de Cultura.
A nova caixa de força está pronta desde o último dia 23 de novembro, quando a Prefeitura solicitou à CPFL a ligação do equipamento com a rede de energia da via pública. A última posição da CPFL é de que o trabalho será realizado nos próximos dias, desde que não chova.
“Fomos informados hoje, terça-feira, pela manhã, que a CPFL faria a ligação entre hoje e amanhã, o que inviabiliza a realização da bateria de testes e a liberação pelo Corpo de Bombeiros. Pensando na segurança de todos os envolvidos, optamos pela nova data”, explica o secretário de Infraestrutura, Dirceu Pereira Júnior.
Outro itens
Uma vez que a entrega do Teatro foi adiada, a secretária explicou que também estão sendo agilizados os últimos preparativos. Ela citou o atraso nas entregas da cortina, do tapete acústico e de algumas portas acústicas, cujos fornecedores estão sendo contatados para garantir o recebimento das peças nas próximos dias.
“Esses atrasos não inviabilizariam a entrega no dia 30, mas a segurança é um fator que nos impede, por responsabilidade, de reinaugurar o Teatro na data anteriormente acertada. O adiamento é muito frustrante, porque todo o meio cultural da cidade espera essa entrega, mas é uma medida necessária”, diz a secretária de Cultura, Renata Sunega.
Com a nova data, a grade de programação de reabertura do Castro Mendes será readequada. As apresentações previstas até o dia 05 passarão por reagendamento após reuniões entres artistas e Prefeitura.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), que realizaria duas apresentações, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, fará a abertura no dia 5. A secretaria de Cultura anunciará nos próximos dias a nova programação de abertura do Teatro Castro Mendes.
“Vamos nos reunir com todos os artistas para estudarmos maneiras de minimizarmos os prejuízos. Temos que ter responsabilidade com quem esperava a entrega e já tinha se planejado para se apresentar”, diz Sunega.
Reforma
Adiada em diversas oportunidades, a reforma do Teatro Municipal José de Castro Mendes chega à sua fase final e a obra já impressiona por suas características, que farão do espaço um local apto a receber grandes apresentações.
A Administração municipal investiu mais de R$ 10,3 milhões nesta reforma, para que o principal espaço público municipal de cultura seja devidamente entregue à população da cidade, como parte do processo de retomada cultural que Campinas experimenta.




