Menos de um ano depois de assumir a gestão do Programa Bom Prato em Campinas, o Centro de Orientação Familiar (COF) iniciou um movimento para ampliar o número refeições distribuídas diariamente. Em reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Campos Filho (DEM), no dia 25, o presidente da entidade, Jorge Luis Dias, disse que houve um aumento surpreendente no número de frequentadores e a oferta de refeições já não está sendo suficiente. “Precisamos aumentar em pelo menos 200 refeições por dia para atender a todos os que nos procuram”, disse ele.
“A maioria dos frequentadores, claro, é de Campinas, mas cresceu muito o número de pessoas que veem de cidades da região, como Monte Mor, Sumaré e Hortolândia, apenas para almoçar aqui”, reforça o diretor financeiro do COF, Reuber Luiz Boschini. Hoje, a Unidade do Bom Prato em Campinas oferece duas mil refeições/dia ao preço de R$ 1,00. Oferece ainda, 150 kits de café da manhã a um custo de R$ 0,50.
Instituída no ano de 2.000 pelo governo estadual, a rede de restaurantes populares Bom Prato oferece refeições balanceadas, com baixo custo para população de baixa renda, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. “É preciso lembrar, que o COF não recebe um centavo para gerir o programa em Campinas. A entidade faz isso exclusivamente como um serviço à população mais carente da cidade”, alerta Dias.
Membro do COF, o presidente da Câmara disse que vai encaminhar o pedido de aumento no número de refeições ao governo do Estado,. “Trata-se de um programa de enorme relevância social e, se a demanda exige, vamos trabalhar para que seja ampliado”, afirmou Campos. Ele lembrou que uma nova unidade do Bom Prato está para ser inaugurada próxima ao Hospital das Clínicas da Unicamp e deverá oferecer perto de 3 mil refeições/dia.
COF – O Centro de Orientação Familiar de Campinas é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em março de 1968. Surgido como um dos órgãos de apoio da Arquidiocese de Campinas, o COF tem como tarefa prestar serviços na área da assistência social. A entidade promove a prestação e amparo a famílias em situação de vulnerabilidade social e desenvolve programas de enfrentamento da pobreza através de ações sócio-educativas.
Além disso,executa projetos de cunho religioso, como os Encontros de Casais com Cristo (ECC), oferece cursos de formação e aprofundamentos bíblicos, além de desenvolver ações junto a jovens e adolescentes.




