A Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) vai modernizar seus serviços e quer ampliar seu potencial de uso na administração pública. Para isso, o órgão realizou uma apresentação sobre como equipamentos e softwares de última geração podem ser usados por administrações municipais para várias aplicações como aumentar a segurança nas ruas, nos bancos, no comércio, nos postos de saúde, nas escolas, nas áreas de risco, por exemplo.
A apresentação foi realizada na na manhã desta terça-feira, 19 de março, e é resultado do esforço de modernização que a CIMCamp está promovendo em seus serviços oferecidos aos órgãos municipais, estaduais e federais que utilizam de suas ferramentas.
Para o evento foram convidados representantes da Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Parques e Jardins, Emdec, IMA, Polícia Civil, Samu, Secretaria de Saúde, Setec, Guarda Municipal, Secretaria de Cooperação para Assuntos da Segurança e Departamento de Comunicação. Cada um apresentou a sua necessidade de monitoramento.
“Queremos compartilhar o conhecimento das possibilidades do monitoramento moderno pois pretendemos, em breve, empreender licitações para ampliar e modernizar os nossos serviços”, disse o diretor da CIMCamp, Nelson Cayres.
Ele explicou que a prioridade é recuperar o patrimônio da CIMCamp e quanto a isso já está fazendo um planejamento a curto, médio e longo prazo. A medida mais urgente, segundo o diretor, é ter um software que possa agregar câmeras solidárias e que atendem as necessidades de todas as pastas.
Renato Lauer, coordenador da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 2 de Campinas, disse que a iniciativa da CIMCamp deve ser aplaudida por ser excelente para o cidadão campineiro. “É uma iniciativa de grande valia para a segurança da população de Campinas pois vai auxiliar muito na prevenção dos crimes e também no esclarecimento e no combate e prisão dos criminosos. Hoje a segurança depende da parte de tecnologia que nos auxilia muito no combate e também no esclarecimento dos crimes”, acrescentou.
A CIMCamp iniciou suas atividades em julho de 2006 com 17 câmeras. Campinas foi a pioneira na integração dos órgãos do poder público em ações de prevenção, socorro e de segurança pública. Atualmente, a CIMCamp mantém atualmente câmeras em prédios públicos como escolas e centros de saúde, assim como em espaços públicos.