31.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Obra causa transtorno na Rua dos Expedicionários

Data:

Moradores reclamam de barulho e trânsito na porta de suas casas

Obra realizada pela Sanasa na Rua dos Expedicionários, em Sousas, foi alvo de diversas reclamações dos moradores locais. A obra que teve início na primeira quinzena de Setembro resultou em dor de cabeça aos “seus vizinhos”.
O resultado dessa iniciativa da Sanasa foi um bloqueio do trânsito e um desvio de mil metros. Com esse desvio, todos os carros que passavam pela Expedicionários, foram obrigados a trafegar pela Rua Antônio Prado. Segundo os moradores de ambas as ruas, durante o início das obras, no começo da Rua dos Expedicionários, todo o trânsito estava parado. Resultado: transtorno para todos os moradores e comércios locais.
Através do desvio para a rua “de baixo”, que não é asfaltada, a quantidade e a movimentação de automóveis na porta da casa do morador entrevistado, que não quis se identificar, aumentou consideravelmente. Logo, a quantidade de poeira em sua residência também cresceu, afetando a limpeza de sua casa e a saúde de sua família, principalmente de respiração. “Foram três, quatro dias, engolindo pó”, comenta o morador.
Segundo ele, o essencial seria o uso de uma irrigadeira em toda a rua, para pelo menos tentar baixar a poeira que sobe com a constante movimentação de carros. “O problema é que já pedimos para que a Prefeitura faça esse serviço. Mas, eles não têm nenhuma irrigadeira”, diz o morador, irritado.
O morador conta que no mês de setembro, ele e seus vizinhos abriram o portal do campo de futebol localizado na rua detrás de onde moram, e viram que lá dentro havia uma irrigadeira molhando a grama do campo. Para irritar mais ainda os moradores locais, a água que irrigava o gramado era potável. Segundo eles, “o local que estava sendo irrigado era inútil perto do problema que envolvia a rua empoeirada onde moramos. Seria muito mais útil se aquela água servisse para amenizar a poeira”.
Foi acionada, a Prefeitura, a Sanasa e até candidatos a vereador deste ano para tentar solucionar o problema. Mas, sem nenhum retorno.
Segundo o entrevistado, os moradores de sua rua percebem, cotidianamente, os transtornos que estão os cercando. Porém, estes têm medo e se retraem ao falar sobre o assunto.
Além da irrigadeira, seria essencial a participação da Setransp juntamente com a obra. Para sinalizar e organizar o tráfego local. Sem esse serviço, na parte da manhã e na parte da tarde, muitas crianças passam pela Rua Antônio Prado, ao saírem da escola Tomas Alves. E é aí que entra outro problema: a falta de fiscalização e lombadas. “Os carros passam em altíssima velocidade, um perigo constante para as crianças e qualquer outro pedestre que esteja passando pela rua”, diz o morador entrevistado.

Obras da Sanasa visam melhorias na rede de esgoto
Em relação à obra da Rua dos Expedicionários, o Jornal Local entrou em contato com a Sanasa. Esta esclareceu à nossa redação que, as obras da Subadutora Sousas 2 estão sendo realizadas com a finalidade de ampliar a oferta de água dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. No total serão instalados 3.300 metros de tubulação de ferro fundido, com 400 milímetros de diâmetro. O trajeto das obras será das Estações de Tratamento 3 e 4, seguindo pela Rodovia Heitor Penteado, Rua Fernando de Andrade Jr., Rua Guilherme de Almeida, Av. dos Expedicionários e Rua Conselheiro Antonio Prado.
Ao entrar em operação, a Subadutora Sousas 2 irá melhorar a pressão de água dos distritos, principalmente em locais onde são detectados pontos de baixa pressão em horário de maior utilização do líquido.
“Também servirá para acompanhar o crescimento da região com a instalação de novos empreendimentos e atender a demanda dos turistas no circuito gastronômico”, ressaltou o Engenheiro Sérgio Bella Ramunno, do Setor de Manutenção de Adutoras.
A nova rede será interligada às outras duas já existentes (Subadutora Sousas 1 e Subadutora San Conrado) no trecho entre as ruas Jacinto Martinelli e 15 de Novembro e Av. Mario Garneiro, localizadas próximo ao centro de Sousas.
A previsão é que as obras estejam concluídas até o final do ano.

Esgoto causa mal cheiro
Mas esse não é o único problema constatado pelos moradores da Rua Antônio Prado. Há um cheiro forte que sai da boca de lobo da rua, na qual chega o esgoto do Cândido Ferreira. “Sabemos claramente que a culpa não é do Cândido, e sim da Sanasa e da Prefeitura. Já chamamos a Sanasa, eles vieram, vistoriaram a boca de lobo e o saneamento do esgoto local, e disseram que estava tudo certo”, conta o morador.
Não satisfeitos com a declaração da Sanasa, os moradores foram, por conta própria, averiguar o que realmente estava acontecendo. Constataram, então, que havia um vazamento na rua “de baixo”. Assim, chamaram a Sanasa, novamente, que consertou e solucionou o problema do esgoto. Porém, logo depois, a Prefeitura tirou 4 tubos da tubulação da rua e não recolocou. Deixando, assim, metade da tubulação com tubos e metade sem.
Com isso, toda vez que chove, a água acumula na rua abaixo do Cândido Ferreira, causando um cheiro forte. Essa água é limpa, ou seja, um foco para a dengue.
Segundo o morador, o necessário é, logicamente, a continuação da tubulação retirada pela Prefeitura, acabando com o vácuo entre os tubos.
“As reclamações não estão adiantando. A Prefeitura não toma nenhuma atitude sobre o assunto.”, diz o entrevistado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363