Em São Carlos, programação tem plenárias, mesas redondas e lançamento de três livros
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da XI Jornada Internacional “História das Idéias Lingüísticas”, que acontece nos dias 30, na UFSCar, em São Carlos, e 31 de outubro, na Unicamp, em Campinas. A Jornada intregra o projeto “O Controle político da representação: uma história das idéias”, do programa em parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (COFECUB). A proposta do programa é apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da França e estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes.
O primeiro dia da Jornada acontece na UFSCar. A primeira parte consiste em três plenárias. A primeira, às 9h30, trata da “Cultura Linguagem e norma”, com Sylvie Archaimbault, da Universidade de Paris VII. A Plenária 2, com inídio às 11h, será coordenada pelo professor José Horta Nunes, da Unesp de São José do Rio Preto. O tema é “O vocabulário na Língua Brasílica e o controle da representação”. O tema da plenária 3, às 13h30, é “A posição dos vocábulos nas gramáticas brasileiras do século XIX”, que será coordenada por Luiz Francisco Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A segunda parte consiste da mesa- redonda, uma conferência e o lançamento de livros e revista. A mesa redonda “Três momentos na história dos estudos lingüísticos no Brasil”, às 14h30, terá como participantes Leonor Fávero (USP e PUC-SP), Cláudia Pfeiffer (Unicamp) e Lauro Baldini (Univás). Às 16h30, está previsto o início da Conferência “Linguagem e Humanidade: o arbitrário e a representação” com Sylvain Auroux, da Centre National De La Recherche Scientifique (CNRS), da França.
No encerramento, às 17h30, ocorre o lançamento dos livros “A questão das origens das línguas”, de Sylvain Auroux; “História e sentido na Linguagem”, de Eduardo Guimarães; e “Ensaio Semântica”, de Michél Breal. As obras estão sendo publicadas pela editora RG. Na ocasião também será lançada nova edição da Revista Brasileira de Letras, do DL da UFSCar.
No dia 31, a Jornada acontece no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Na programação está previsto seminário ministrado por Sylvie Archaimbault, da Universidade de Paris VII, sobre o tema “Uma tradição linguística nacional”. O debate será conduzido pela professora Cláudia Pfeiffer, da Unicamp.
A XI Jornada Internacional é uma realização do Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp em parceria com a Unidade de Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem (UEHPOSOL), Departamento de Letras (DL) e Programa de Pós-Graduação em Lingüística (PPGL) da UFSCar. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.ufscar.br/~uehposol.




