Realizar ações envolvendo vários segmentos sociais, intensificando e reforçando o compromisso com a redução dos acidentes, da violência no trânsito e a melhoria da qualidade de vida. Este é o principal objetivo da Semana do Trânsito (Semutran) de 2013, realizada pela Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
A Semutran é um momento de reflexão, onde são evidenciadas as ações de educação, cidadania e segurança no trânsito, realizadas pela Administração. Também são socializados os resultados obtidos e ocorrem definições para ações futuras.
A Semana do Trânsito está em consonância com o que rege o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo 326, que determina que “a Semana Nacional de Trânsito será comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro”. A Lei Municipal nº 11.387, de 16 de outubro de 2002, criou a Semutran.
A Semutran leva o nome de “Maria Gonzalez Alvarez”, em homenagem a presidente do Conselho Municipal do Idoso no biênio 2008-2009 e uma das fundadoras do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. Dona Maria morreu com 81 anos, em abril de 2009, e foi uma mulher exemplar na luta pela dignidade dos idosos e pela cidadania em toda a comunidade. Neste ano, as diversas atividades estão programadas para o período de 18 de setembro até 6 de outubro.
A abertura da Semana do Trânsito será nesta quarta-feira, 18 de setembro, com a solenidade de premiação dos vencedores do 5º Festival ArteMOB e do 22º Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Sedutran). O evento será no Clube Regatas, a partir das 9h.
No dia 22 de setembro, domingo, data da Jornada Internacional “Na cidade, sem meu carro”, será realizado um passeio ciclístico no entorno da Lagoa do Taquaral e Praça Arautos da Paz.
Já em 23 de setembro, segunda-feira, é comemorado o Dia do Agente da Mobilidade Urbana. A Semutran ainda terá instalação urbana de carros e motos batidos, apresentações teatrais, checagem de motos, inspeção veicular, seminário e passeio ciclístico na região do Campo Grande.
Programação
– 18/9 (quarta-feira): Solenidade de abertura da Semutran, com a premiação do 5º Festival ArteMOB e 22º Concurso Sedutran. No Clube Regatas.
– 20/9 (sexta-feira): Instalação Urbana de carros e motos batidos “Álcool e Direção. Combinação fatal”. Na Avenida John Boyd Dunlop (Balão do Londres).
– 22/9 (domingo): Passeio Ciclístico “Jornada Internacional na Cidade sem meu carro”. No entorno da Lagoa do Taquaral e Praça Arautos da Paz.
– 23/9 (segunda-feira): “Vaga Viva”, com intervenção e apresentações teatrais na área central sobre sustentabilidade. Na Avenida Francisco Glicério, altura do número 964.
– 23/9 (segunda-feira): Dia do Agente da Mobilidade Urbana.
– 24/9 (terça-feira): Moto check-up, com conscientização de motociclistas. No Largo do Rosário.
– 25/9 (quarta-feira): Reunião Plenária do Observatório Municipal de Trânsito, com todos os órgãos e parceiros.
– 26/9 (quinta-feira): Seminário com o tema “Gentilezas Urbanas”. No auditório da Universidade Metrocamp.
– 28/9 até 5/10: Inspeção veicular gratuita. Portão 5 da Lagoa do Taquaral.
– 6/10 (domingo): Passeio Ciclístico na região do Campo Grande. Praça da Concórdia.
Todas as informações podem ser obtidas no site da Emdec, no endereço eletrônicowww.emdec.com.br .
Acidentalidade em 2012
No último dia 22 de julho, durante o lançamento da campanha Trânsito Amigo, a Emdec divulgou os dados preliminares de acidentalidade, registrados em 2012. Os principais tópicos apresentaram queda, em comparação a 2011.
Confira os principais índices:
– Número de mortes no trânsito em 2012: 78. Em 2011 foram 148 mortes. Redução de 47,3%.
– Mortes envolvendo motociclistas em 2012: 36. Em 2011 foram 70 mortes. Queda de 48,6%.
– Mortes envolvendo pedestres em 2012: 33. Em 2011 foram 53. Redução de 37,7%.
– Mortes envolvendo ocupantes de demais veículos em 2012: 9. Em 2011 foram 25. Queda de 64%.
Dados mundiais de acidentalidade:
Relatório da Organização Mundial de Saúde (2004) relata a estimativa de 1,2 milhão de mortos e 50 milhões de feridos por ano, por conta de acidentes de trânsito, no mundo. Os acidentes são a 1ª causa de mortes na faixa etária entre 15-29 anos; 2ª causa na faixa etária entre 5-14 anos; e 3ª na faixa etária entre 30-44 anos.
Entre 178 países, do total de vítimas fatais no trânsito mundial, o Brasil ocupa a 5ª colocação. Apenas fica atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Campanha Trânsito Amigo
A campanha Trânsito Amigo, lançada em 22 de julho, é uma ação permanente de segurança no trânsito, com o objetivo de promover a cultura de paz, a segurança e a qualidade de vida no trânsito de Campinas, promovendo um ambiente mais seguro nos diversos tipos de deslocamentos.
A campanha envolve três eixos principais: Educação, Engenharia e Fiscalização. O Trânsito Amigo abrange todos os atores do trânsito: pedestres, pessoas com deficiência, ciclistas, motociclistas, motoristas e profissionais do volante (motoristas profissionais).
Observatório do Trânsito
Em 14 de maio foi lançado o Observatório Municipal de Trânsito do Município de Campinas. Ele faz parte do Projeto “Vida no Trânsito”, do Governo Federal (Ministério da Saúde).
O Observatório do Trânsito é coordenado pela Emdec, em conjunto com a secretaria da Saúde; e é composto por representantes das secretarias de Transportes, Saúde, Educação, Infraestrutura, Serviços Públicos, Assuntos Jurídicos, Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Segurança Pública, Comunicação e CIMCamp. Também tem membros da Unicamp, PUCC e Conselho Municipal de Trânsito e Transportes.
O Observatório tem como objetivos: integrar as ações dos órgãos e entidades partícipes para a realização do projeto; elaborar planejamento conjunto, buscando a realização dos objetivos definidos de redução do numero de acidentes com vitimas graves e fatais; participar das ações estabelecidas em conjunto; instituir a informação (coleta, gestão e análise de dados) como principal ferramenta de operação e fiscalização de trânsito; elaborar projetos, que possibilitem a capacitação de recursos financeiros para a realização das ações; acompanhar e avaliar o resultado das ações implementadas.





