A Prefeitura de Campinas participa na próxima semana da 18ª Conferência Internacional de Pesquisa Transformadora em Ciência, Engenharia e Inovação – SDPS World Conference 2013, que ocorre entre os dias 28 e 31 de outubro, no Hotel The Royal Palm Plaza.
A segunda mesa de abertura, no dia 28, contará com participarão do secretário municipal de Saúde, Cármino Antonio de Souza, que irá abordar o tema Cidades Saudáveis e Mudanças dos Paradigmas dos Indicadores de Saúde. Na mesa de debates sobre “Segurança e Cultura de Paz”, no dia 29, a representação do município ficará a cargo da coordenadora da Rede Iluminar Campinas, Verônica Alencar, que irá falar sobre o programa, e da chefe do Departamento de Programas de Educação no Trânsito, Débora Damasco, da Emdec, que discorrerá sobre as questões que envolvem a segurança no trânsito e a cultura de paz.
O tema que será trabalhado na SDPS World Conference de 2013 é “Cidades Inteligentes Saudáveis” (Smart Healthy Cities), e serão apresentados modelos, indicadores e resultados de ações em municípios que tiveram sua realidade melhorada após a implementação de sistemas e processos para gestão de saúde, segurança, meio ambiente, transporte público e educação.
O objetivo dessa conferência é discutir mudanças de paradigmas na gestão de saúde pública e fomentar descobertas e práticas de desenvolvimento de sistemas e processos de inovação, colaborando com a solução de problemas complexos nas áreas social, saúde, gestão, sustentabilidade, urbanismo, gestão de recursos financeiros, operacionais, tecnológicos e humanos.
O fórum irá estabelecer relações entre tecnologias, modelos de gestão, pesquisas científicas, suas aplicações e contribuições para construção de cidades e comunidades saudáveis. O evento incluirá também a apresentação de teorias, sistemas metodológicos e técnicos como ferramentas para a gestão de inteligência e elementos necessários à realização de projetos. O resultado do programa criará fóruns permanentes mundiais para discussões temáticas e aplicações de políticas com o objetivo de criar cidades-referência em saúde e gestão pública pelo mundo.
O evento contará com a presença de autoridades representantes dos ministérios da Saúde; do Planejamento Orçamento e Gestão; de Minas e Energia; de Ciência e Tecnologia e Inovação; e da Educação, além da participação do Governo de Estado, prefeitos, gestores públicos da área de saúde, saneamento, planejamento urbano e gestão integrada. Também foram convidados diretores e líderes de decisão da indústria, agências internacionais, institutos de pesquisa nacionais e internacionais, acadêmicos dos campos de Educação, Saúde, Engenharias e Tecnologia da Informação (TI) e pesquisadores associados da SDPS em todo o mundo.