O telefone Google G1 já começou a ser comercializado, estreou nos Estados Unidos e agora está disponível para o mundo. Com um peso de 158gr, não é considerado um tijolo, mas de leve não tem nada. É sem dúvida o concorrente direto do iPhone.
O novo telefone móvel do Google, o gPhone, ou G1, é fabricado pela HTC, e tem o software Android – Open-Source – (software para dispositivos móveis, disponíveis para desenvolvimento em linguagem Java), Concebido pela equipa de programadores do gigante motor de busca e pela Open Handset Alliance (47 empresas de tecnologia e dispositivos móveis que se juntaram para acelerar as inovações, é responsável pelo desenvolvimento do Android), O gPhone tem algumas vantagens relativamente ao telefone móvel da Apple, que é a possibilidade de abrir várias aplicações ao mesmo tempo e o fato de ter um teclado Qwertyop (teclados móveis com a mesma disposição de um de computador). Telefone Google G1 é a nova revolução em telefonia móvel.
Tem um ecrã LCD (tela de cristal liquido) idêntico ao iPhone, com 3.2″, Touch-Screen e placa HVGA (vídeo de alta resolução para dispositivos móveis), com as mesmas dimensões (320 x 480) do concorrente. No entanto deixa um pouco a desejar no que diz respeito ao seu Design.
Outra característica menos positiva é o fato de não possuir entrada de áudio com jack, mas sim por USB. Os utilizadores que queiram ligar algum acessório áudio, têm de comprar um adaptador para o efeito, e vai ter de andar com mais um adaptador no bolso. Este será um dos pontos que vai causar mais controvérsia.
Relativamente ao seu software, a interação que irá fazer com as aplicações do google trará algumas vantagens, pois as mesmas são usadas por cada vez mais utilizadores. O fato de o Android ser um Software Livre, vai possibilitar o desenvolvimento de todo o tipo de aplicações para o gPhone.
O seu GPS e a utilização da plataforma Google Maps é uma das vantagens no celular Google.
Alguns termos citados na matéria são difíceis para simplificar, portanto resolvemos “traduzi-lo”.
Fonte: T-Mobile G1, HTC e Plinio Vilela (http://vilela.ydoo.com.br)
Caroline Nunes




