Discussões sobre medidas para fortalecer a Região Metropolitana por meio de projetos de desenvolvimento econômico, integração de forças de segurança, políticas públicas conjuntas e união no combate à dengue foram os destaques da 159ª reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) realizada nesta terça-feira, 17 de março, no Clube Regatas, em Campinas.
A reunião foi comandada pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que assumiu a função de presidente do Conselho no dia 25 de fevereiro deste ano. “Procuramos pautar a reunião com assuntos de extrema importância. Estamos com dificuldade na economia do País e, por isso, convidamos os participantes para discutir políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios da RMC”, afirmou o prefeito e presidente do Conselho, Jonas Donizette.
O encontro foi aberto pelo vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França. Estavam presentes, também, o diretor do programa Investe São Paulo, Juan Quirós; prefeitos da RMC; integrantes do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros; secretários municipais e representantes de secretarias estaduais.
França ressaltou a importância da união da Região Metropolitana e declarou que, em sua opinião, o ideal seria avançar nesse formato para que houvesse autonomia administrativa. Ele também afirmou que o Estado de São Paulo consegue crescer mesmo com o País em crise. “Temos que compartilhar o desenvolvimento de São Paulo com o restante do País. Separar o Estado por regiões é moderno e de grande importância para quem está na ponta, o município”, frisou.
De acordo com o vice-governador, o modelo de ‘governo regional’ poderia ser uma ideia compartilhada com outros Estados. Ele considerou que este é um meio de fortalecer as regiões metropolitanas e, por consequência, as políticas e os serviços públicos de cada município.
O diretor do programa Investe São Paulo, Juan Quirós – que, desde a criação do programa, em dezembro de 2008, já anunciou 96 projetos de investimentos que somam certa de R$ 25,8 bilhões no Estado – afirmou que o grupo está fazendo estudo de vocação da RMC para atrair investimentos afinados com as características locais. Prefeitos da região, como os de Valinhos e Santa Bárbara D´Oeste, solicitaram reuniões para discutir propostas.
Prevenção de desastres
Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, feita pelo Coronel Marco Aurélio Alves Pinto. “Nossa essência é apagar incêndios, mas não queremos ser só reativos, mas pró-ativos. Queremos fortalecer as medidas para prevenção de desastres e integrar o trabalho das forças de segurança”, afirmou. O comandante também reforçou que a corporação avalia e aprova projetos e destacou que a nova ferramenta de gestão, o site Via Fácil Bombeiro, tem como objetivo agilizar os processos.
O comandante apresentou proposta de inserção do 7º Grupamento do Bombeiros no Conselho Metropolitano e a criação de Câmara Temática sobre Emergências e Desastres. O prefeito e presidente do Conselho, Jonas Donizette, afirmou que a inserção é possível e será debatida entre os membros. “É interessante que a corporação tenha um canal aberto com os prefeitos para que possam conversar sobre essa integração”, disse Jonas. Quanto à Câmara Temática, completou que a ideia é que faça parte da Câmara de Segurança Pública.
A diretora da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Ester Viana, finalizou abordando as duas pautas que estão em andamento no Conselho junto aos municípios. Uma é a assinatura de convênio para financiamento de projetos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A outra é a situação da dengue nas cidades da RMC. Sobre este tema, cada município deve elaborar e encaminhar plano de trabalho ao Conselho.
O secretário de Saúde de Campinas, Carmino Souza, afirmou que o a dengue é um problema sério e que os prefeitos devem estar unidos e treinar as equipes de saúde para evitar mortes e prestar a assistência necessária à população.




