A cidade de Campinas, em São Paulo, receberá nos dias 16 e 17 de abril (quinta e sexta-feira) uma Oficina de Produção Artístico-Cultural, que trará conteúdos e ideias de soluções inovadoras para os eventos e atividades do dia a dia das escolas, das instituições e de toda a comunidade. São esperados cerca de 50 diretores, gestores e educadores, sendo que as vagas são gratuitas e limitadas. A Oficina será realizada no Centro de Convenções IBE – FGV pela Editora Positivo – uma das empresas do Grupo Positivo que está presente em milhares de escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com os seus sistemas de ensino -, em parceria com o Ministério da Cultura.
O evento fecha o calendário das oficinas realizadas no último ano e contabiliza a participação de quase 600 pessoas em nove cidades: Itacoatiara(AM), Manacapuru (AM), Manaus (AM), Sorriso (MT), Feliz Natal (MT), Ponta Grossa (PR), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP e Bauru (SP). Como ministrante convidada, em todas as regiões, está a gestora cultural e psicóloga Jô Braska, que é Doutora Honoris Causa pelo Conselho Ibero-Americano em Qualidade na Educação, além de atuar como diretora geral e artística de diversos festivais Internacionais e nacionais de cultura.
Durante os encontros, Jô procura valorizar as iniciativas artísticas locais e ajuda os diretores, gestores, artistas e educadores da região a enxergarem oportunidades de negócios e serviços especializados na área artístico-cultural e social. “Quero proporcionar ideias interessantes aos profissionais que atuam ou pretendem atuar de forma criativa e participativa com toda a comunidade escolar. Os participantes que desejarem criar e oferecer soluções criativas e inovadoras na área cultural estarão, no final do curso, com informações para desenvolver iniciativas empreendedoras”, conta.
A ministrante convidada possui curso de extensão de Ciências das Artes pela Universidade de Harvard e é professora convidada em renomadas instituições de Ensino Superior, como Faculdade Conservatório de Boston , Massachusetts, EUA; Harvard University – Radcliffe Citystep Company, Boston, EUA; Universidade Positivo; Escola Nikolai Ogriskov, Moscou, RU; Instituto Superior Igor Moisseiv, Moscou, RU; Escola Coreográfica de Moscou, RU, e Teatro Bolshoi de Moscou, RU.
Durante o evento poderão ser debatidas e respondidas com propostas criativas perguntas como: “Qual a melhor forma de valorizar um trabalho cultural?”, “Qual a melhor forma de produzir um evento cultural que envolva os alunos, os participantes e a comunidade local?” ou “Como organizar uma atividade cultural rentável, utilizando datas comemorativas?”.
No dia 16 de abril o evento será realizado às 19h e no dia 17 de abril será das 8h às 18h.




