A abertura ao tráfego de veículos na Avenida Isaura Roque Quércia (prolongamento da Mackenzie), ocorrida no dia 8 de junho, trouxe reflexos imediatos à rotina dos cerca de 7 mil moradores do loteamento Caminhos de San Conrado, que ganharam mais um acesso para deslocamento, uma nova alternativa de rota.
Por conta disto, o fluxo de carros no loteamento se inverteu. Antes com pouca utilização, a Portaria 2 se transformou em passagem preferencial. Segundo avaliação de Sebastião Torres (Sebá), presidente da Associação de Moradores do San Conrado, a nova opção fez com que o movimento de veículos pela Portaria 1 fosse reduzido em até 60%. Mais rápida para o acesso à Rodovia D. Pedro, e até mesmo para quem se dirige ao Centro, a Mackenzie tem, definitivamente, ganhado a preferência.
Para atender a nova demanda, e por conta de alterações em projetos de construção da nova portaria, uma saída alternativa tem sido usada. Mas, segundo o presidente da Associação, em dois meses a portaria definitiva, que vem sendo planejada há algum tempo, estará pronta. As obras de construção, que começaram no início de junho, tiveram de ser paralisadas para a retirada de postes de fiação para que os serviços de fundação possam ser executados. “Mas estamos certos de que a entregaremos dentro do prazo estabelecido em nosso cronograma”, garante Sebá.
Ele destaca que o novo acesso, que terá custo de R$ 1,4 milhão, será moderno e oferecerá melhores condições de segurança aos moradores e aos visitantes. “A nova portaria será o que se chama de ‘inteligente’, com sistema de segurança modelo Sem Parar para acesso rápido, sala de recepção para informações e cadastramento. Contará com sistema de água de reuso e células solares que garantirão economia de energia elétrica. No local ficará também a sala de monitoramento de segurança”, explica, destacando, ainda, que um cabo de fibra óptica ligando as duas portarias, facilitará o monitoramento.
Segundo o presidente da Associação de Moradores, para evitar eventuais congestionamentos, em especial nos finais de semana, quando cresce o fluxo de visitantes no loteamento, será disponibilizado um portal, pelo qual moradores poderão informar aos monitores o nome dos visitantes ou de prestadores de serviço que aguarda. E, além disso, um aplicativo de celular será disponibilizado para que moradores possam visualizar seus imóveis, possibilitando que, em caso de algum fato estranho ser percebido, os seguranças do loteamento, se não tiverem ainda notado, sejam informados e tomem as providências.
Além da edificação da nova portaria, coube ao San Conrado, também, construir uma pista de aceleração que levará os automóveis até a Mackenzie. “O projeto da pista já foi aprovado pela EMDEC. Os serviços serão executados pela Lix da Cunha. Já a construção da pista de desaceleração ficou por conta do Entreverdes”, explica Sebá. Ele lembra, porém, que o acesso se dará na altura do Entreverdes, cerca de um quilômetro adiante à entrada do San Conrado.
“Não será possível se dar pela entrada já existente bem próxima à entrada antiga. Para que isso ocorresse seria necessária a instalação de um semáforo naquele ponto. Como a Mackenzie é via de trânsito rápido, resultaria em congestionamento, em especial no interior do San Conrado”, lembra.
Ele assinala, porém, que existe uma proposta de viabilidade no sentido de que ‘se traga’ o retorno para mais próximo da Portaria 2, o que “beneficiaria também os moradores do Pedra Alta e do próprio Entreverdes, por evitar futuras possibilidades de congestionamentos também nas entradas