Presidida pelo vereador Cidão Santos (PROS), a Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre a Regularização Fundiária e a Construção de Interesse Popular em Campinas deu início aos seus trabalhos nesta terça (24). Um dos convidados para a discussão, o presidente da Associação Regional da Habitação (Habicamp), Welton Narras Curi, ressaltou que o conceito de periferia não existe mais.
“Isso ocorre porque os investidores não priorizam mais determinadas áreas da cidade e, então, é preciso repensar as habitações na cidade”, disse. Ele também apontou que lugares como Swiss Park e Parque Prado são tendências habitacionais. “Esse tipo de projeto é autossuficiente e criativo, porém muitas vezes esbarra na burocracia brasileira.”
De acordo com o vereador Gilberto Vermelho (PSDB), que é membro da comissão, projeto recentemente sancionado pela Prefeitura Municipal permite construir em toda a cidade habitação de interesse social. “É um grande passo, já que antes só podia se construir nos bairros do Campo Grande e Padre Anchieta”, destacou.
Para a próxima reunião da Comissão o presidente Cidão Santos, pretende apresentar dados sobre como está a questão das moradias em Campinas. “Quero convidar a secretária de habitação para que ela nos mostre um diagnóstico da realidade da habitação na cidade e assim, avaliarmos as melhores soluções para que a população tenha moradia digna e regularizada, o que é tão importante como saúde e educação”, conclui.




