Apesar de a Prefeitura de Campinas ter cancelado o desfile de Carnaval alegando falta de verbas, os distritos contarão com as festividades entre o fim de janeiro e a primeira semana de fevereiro – a Administração suspendeu as cobranças dos blocos para emissão de alvarás para o evento deste ano.
Em Joaquim Egídio, o Bloco Galinhada vai animar o público no sábado (dia 9). A saída do bloco vai ocorrer em frente à igreja do distrito e a folia está programada entre 16h e 19h. A Secretaria de Cultura busca viabilização do palco da festa.
Esse ano, o Bloco Unidos do Candinho, representante de Sousas, chega à sua 23ª edição com o tema “Se expressar é cuidar, deixa a gente cantar”. O bloco sai às ruas neste próximo sábado. A concentração começa às 13h, no Cândido Ferreira, e a saída para a Praça Beira Rio está prevista para 14h30. O Unidos do Candinho espera reunir cerca de 1 mil foliões. A previsão é que a festa aconteça até às 19h.
Desde o dia 2 de outubro, o grupo Coletivo da Música, responsável pela bateria do Bloco Unidos do Candinho, ensaia a todo vapor.
Tradicionalmente, o Unidos do Candinho sai às ruas uma semana antes do carnaval oficial, levando os foliões para as ruas de Sousas. Agora, o Candinho contará com a participação do Bloco Cupinzeiro, de Barão Geraldo, que busca resgatar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas. O diferencial do Bloco Unidos do Candinho é de ser uma festa inclusiva e familiar.
O desfile sairá às 15h do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Já o bloco Unidos da Tribo não realizará desfile este ano.
Em Barão Geraldo, que foi palco de cenas de violência entre policiais e vândalos que depredaram lojas no Carnaval passado, a liderança dos blocos se reuniu com a Polícia Militar a fim de definir a segurança, que deve ser reforçada.
Ao contrário de eventos anteriores, a Prefeitura não disponibilizará carros de som aos grupo devido à crise financeira e queda na arrecadação. Com isso, o poder público fornecerá somente ambulância, agentes de trânsito e banheiro químico.
Naquele distrito, está proibida a inclusão do percurso dos blocos para a região central devido às depredações do ano passado.
Vila Industrial
Pelo oitavo ano consecutivo, o bloco Nem Sangue nem Areia realiza seu desfile pelas ruas da Vila Industrial, no próximo dia 31 (um domingo antes do Carnaval).
Para 2016, o enredo do bloco será “70 Anos de Folia e História”, uma homenagem aos 70 anos de fundação da formação original do grupo, o mais antigo de Campinas.
A festa acontece a partir das 13h na Rua Francisco Teodoro, ao lado do acesso ao túnel de pedestres da Vila Industrial, onde além do desfile os participantes poderão acompanhar shows com as bandas Pipoca Moderna e Casa Caiada. E pelo terceiro ano consecutivo o bloco contará com a participação especial da Bateria Alcalina.